O Fortaleza, que dependia apenas de um empate para levantar a taça do Campeonato Cearense deste ano, pois havia vencido o Icasa por 2 a 0 no primeiro jogo da final, nem precisou fazer uso da vantagem, goleando a equipe rival por 4 a 2 neste domingo, no Estádio do Castelão, confirmando o título estadual.
Foi o Icasa, no entanto, que abriu o placar na partida, com Chiquinho, logo aos 9 minutos, cobrando falta. Aos 22, no entanto, Tailson igualaria o marcador para o Tricolor de Aço.
Ainda se mantendo viva no confronto, a equipe de Juazeiro do Norte marcaria no primeiro tempo com Tiago, aos 32 minutos, que subiu sozinho na área e completou de cabeça.
Mas o Fortaleza, pelos pés de Paulo Isidoro, não deixaria que a equipe visitante saísse dos primeiros 45 minutos com a vantagem, e levou a partida para o intervalo com um 2 a 2.
Foi no segundo tempo que o Fortaleza mostrou um melhor futebol, pressionando o Icasa desde o início. A nova postura daria resultado quando Osvaldo, aos 28, e Rômulo, aos 48, mataram o jogo para a equipe da capital cearense. Vencendo as duas partidas, o Fortaleza tornou-se campeão incontestável deste Campeonato Cearense de 2008.