Foi mais difícil do que o esperado, mas o Detroit Pistons está classificado para as semifinais da Conferência Leste. Na visita ao Philadelphia 76ers na noite desta quinta-feira (1º), a equipe deixou os problemas dos jogos anteriores para trás e venceu pelo placar de 100 a 77.
Com a vitória, os Pistons, donos da segunda melhor campanha da temporada regular, fecharam a série por 4 a 2 e se garantiu para enfrentar o Orlando Magic, em confronto que será aberto no próximo sábado em Detroit. Por outro lado, a série diante dos Sixers, apenas o sexto colocado do Leste, mostrou várias deficiências da equipe, que, após três jogos disputados, era derrotada por 2 a 1.
Na partida desta quinta, porém, os Pistons não tomaram conhecimento do fator-quadra do adversário e obteve uma apresentação de gala. Entre os destaques, o maior foi o ala-armador Richard Hamilton, cestinha com 24 pontos e que admitiu a oscilação da equipe nos encontros anteriores: ;Realmente não encontramos um ritmo nesta série até o segundo tempo do quarto jogo, e depois conseguimos progressos no ataque e na defesa. Esperamos continuar assim;.
Ainda nos Pistons, viu-se uma boa participação do experiente armador Chauncey Billups, que anotou 20 pontos e sete assistências. Já o ala Tayshaun Prince contribuiu com 12 tentos, sete rebotes e quatro passes decisivos.
Para os Sixers, restou a lamentação pela queda na primeira rodada dos playoffs. Assim como Hamilton, o armador Andre Miller destacou o fator decisivo da quarta partida da série, disputada na Filadélfia e em que a equipe da casa por 46 a 36 no intervalo antes de sofrer a virada.
;É difícil porque é nossa própria casa e queríamos ter jogado bem. Estivemos a meio tempo de marcar 3 a 1. Tivemos uma pequena queda depois disso;, avaliou Miller, que com 11 pontos marcados só ficou atrás do ala-pivô Andre Iguodala, autor de cinco tentos a mais.