Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Comitiva do COB embarca para a China nesta quinta

;

Faltando menos de 100 dias para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim, o Comitê Olímpico Brasileiro envia nesta quinta-feira uma comitiva rumo à China para a quarta e última viagem visando a organização da delegação verde-amarela que irá disputar os Jogos.

Os sub-chefes de missão José Roberto Perillier e Bernard Rajzman se reunirão entre os dias 4 e 14 de maio com representantes de diversas áreas funcionais do Comitê Organizador de Pequim-2008 (BOCOG) nas cidades de Pequim, sede principal do evento, Quingdao, sede das disputas de vela e, Hong Kong, onde serão disputadas as provas de hipismo.

"As viagens precursoras são fundamentais para desenvolvermos toda a logística da delegação. Nesta última visita antes dos Jogos participaremos de reuniões com o BOCOG, visitaremos as Vilas Olímpicas, os hospitais, e as instalações esportivas em Pequim e nas sub-sedes de Hong Kong e Quingdao", comentou José Roberto Perillier, gerente geral do departamento técnico do COB.

Macau, principal base da aclimatação brasileira para os Jogos, também faz parte do roteiro. "Nossa função é acertar os detalhes para que a estadia dos brasileiros seja a mais confortável possível. Os atletas devem se preocupar unicamente em treinar e competir", explica Perillier.

A primeira viagem de membros do COB ocorreu em maio de 2005 e a última em agosto de 2007, quando foi decidido que os brasileiros ocupariam o Bloco C-6, localizado na última rua de prédios da Vila Olímpica, a cerca de 400m do restaurante e 500m da Zona Internacional na Vila.

O Brasil já conta com 204 vagas garantidas para a disputa dos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Os atletas estão divididos em 25 modalidades. Confira:

Atletismo, boxe, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, esgrima, futebol (masculino e feminino) ginástica artística, ginástica rítmica, handebol (masculino e feminino), hipismo adestramento, hipismo CCE e hipismo saltos, judô, levantamento de peso, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno (feminino), remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei (masculino e feminino).