Recordista em participações como atleta de Jogos Olímpicos, o ex-jogador Oscar Schmidt será homenageado nesta terça-feira pelo Governo brasileiro. Oscar foi admitido pelo Conselho da Ordem de Rio Branco e receberá uma insígnia no grau de Oficial.
A cerimônia contará com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). A Ordem de Rio Branco homenageia personagens que se destacam por atos de benemerência ou virtudes cívicas. A homenagem é prestada nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa à Ordem.
Oscar defendeu a seleção brasileira pela primeira vez em 1977 e já estreou com a conquista do título sul-americano. Em Olimpíadas, ele atuou até a edição de Atlanta-96, sendo três vezes quinto colocado. Com 1.093 pontos na competição, ele registrou um recorde pelo qual obteve o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI), que o presenteou com a "Ordem Olímpica".
No total foram 326 partidas oficiais pela seleção com 7.693 pontos marcados. O Mão Santa participou da conquista da medalha de bronze no Campeonato Mundial das Filipinas-78 e da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Indianápolis-87.