O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Palmeiras, tenta evitar a euforia e o clima de "já ganhou", após a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, em Campinas, pela primeira partida da decisão do Campeonato Paulista. O treinador disse não querer saber de comemoração antecipada e só aceita "algum tipo de festa" depois que o time confirmar o título. O Palmeiras pode perder até por um gol no próximo domingo, no Palestra Itália, para levantar a taça
A preocupação do treinador faz sentido. Na quarta-feira, o Palmeiras enfrenta o Sport, na segunda partida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, no Recife. Como o primeiro jogo ficou no 0 a 0, o time paulistano precisa vencer ou empatar com gols para avançar. Luxemburgo teme que a empolgação pela vitória sobre a Ponte atrapalhe o rendimento
"É uma decisão atrás da outra. A Ponte Preta agora é passado", afirmou. "É claro que estamos bem próximos da conquista do Paulista, mas primeiro temos de pensar no Sport. Se não entrarmos com este espírito, não conseguiremos o nosso objetivo de passar às quartas-de-final.
Luxemburgo reconheceu que o Palmeiras está sedento por títulos. A última grande conquista aconteceu em 1999, quando o time era comandado por Felipão - na ocasião, levou a Libertadores. "Clube grande precisa vencer. E eu espero que o Palmeiras consiga isso no próximo domingo. Um título no Palestra seria muito bom"
Quem segue a linha de pensamento de Luxemburgo é o zagueiro Gustavo. "O título do Paulistão é decidido em 180 minutos. Não podemos esquecer disso, do contrário estaremos arriscados a perder. Vale lembrar que ainda temos o Sport, e também queremos ir bem na Copa do Brasil.