Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Nadal ameaça liderança de Djokovic. Federer sobe para terceiro

;

Pela primeira vez desde o Aberto da Austrália, a liderança de Novak Djokovic na Corrida dos Campeões. Após Rafael Nadal faturar o tetracampeonato do Masters Series de Monte Carlo, o sérvio só ostenta 27 pontos de vantagem para o segundo colocado. Roger Federer, por sua vez, seguiu reagindo e já figura entre os três melhores da lista que conta apenas o resultado da temporada.

Desde que venceu o primeiro Grand Slam do ano, em Melbourne, Djokovic se acostumou a ver seu nome como o melhor tenista de 2008. Sua posição na ponta da lista ainda se consolidou com o importante título em Indian Wells e, na semana passada, ele ainda não decepcionou em Monte Carlo, onde caiu apenas nas semifinais.

No entanto, os bons resultados do sérvio parecem não ser mais suficientes para conter o ímpeto de Nadal, que já iniciou sua temporada de saibro ostentando o mesmo domínio dos anos anteriores. No Principado de Mônaco, o espanhol conquistou o primeiro título na temporada e agora tem tudo para assumir a liderança da Corrida ; atingirá o objetivo já nesta semana, em caso de classificação à final do Torneio de Barcelona.

Já Federer, melhor tenista do ranking de entradas, voltou a construir sua retomada de posições. Após não atingir a última fase do Aberto da Austrália e dos Masters Series de Indian Wells e Miami, o suíço chegou a aparecer apenas na sexta posição da lista do ano. Agora, com o vice-campeonato em Monte Carlo e com o título em Estoril (garantido no último dia 16), ele já aparece na terceira colocação.

Para alcançar tal posto, Federer superou Nikolay Davydenko por apenas cinco pontos. O russo vem de boa temporada e inclusive no saibro já conseguiu bons resultados, com um vice no torneio português e uma semifinal no monegasco. Mais atrás na lista, destaque para o avanço do espanhol David Ferrer, que chegou ao oitavo posto após avançar às quartas-de-final.

Bons avanços também para o norte-americano Sam Querrer, que surpreendeu ao ser quadrifinalista no piso lento e é o novo número 15. Outros dois tenistas aproveitaram o evento de Monte Carlo para entrar no top 20: o espanhol Juan Carlos Ferrero e o russo Igor Andreev.


Confira como ficou a nova Corrida dos Campeões:

1; Novak Djokovic (SER) ; 376 pontos
2; Rafael Nadal (ESP) ; 349
3; Roger Federer (SUI) ;265
4; Nikolay Davydenko (RUS) ; 260
5; Jo-Wilfried Tsonga (FRA) ; 177
6; Andy Roddick (EUA) ; 168
7; James Blake (EUA) ; 156
8; David Ferrer (ESP) ; 146
9; Nicolás Almagro (ESP) ;144
10; Andy Murray (ESC) ; 137
11; David Nalbandian (ARG) ; 136
12; Mikhail Youzhny (RUS) ; 118
13; Mardy Fish (EUA) ; 115
14; Michael Llodra (FRA) ; 110
15; Sam Querrey (EUA) ; 106
16; Robin Soderling (SUE) ; 105
17; Philipp Kohlschreiber (ALE) ; 100
18; Tomas Berdych (TCH) ; 94
18; Juan Carlos Ferrero (ESP) ; 94
20; Igor Andreev (RUS) ; 89