Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Phoenix vence em casa e impede festa do San Antonio

;

O Phoenix Suns venceu o San Antonio Spurs por 105 a 86, no domingo, e impediu o que seria uma vitória de 4 a 0 do rival na primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste da NBA. Depois da perder os dois primeiros jogos fora de casa e de ser derrotada em seus domínios, a equipe no Arizona reagiu graças à boa atuação de dois coadjuvantes - Boris Diaw e Raja Bell

O francês Diaw foi que ficou em quadra por mais tempo, quase 45 minutos, e contribuiu com 20 pontos, dez rebotes e oito assistências. Bell foi o cestinha da partida com 27 pontos e acertou oito de seus 11 arremessos de quadra. O bom desempenho de ambos compensou o dia ruim de Amare Stoudemire, principal pontuador da equipe, e que fechou a partida com apenas sete pontos.

O armador Steve Nash, segundo melhor da liga em assistências, também ficou devendo - deu apenas quatro passes decisivos. Entre as estrelas da equipe dirigida por Mika D;Antoni, quem teve melhor performance foi Shaquille O;Neal, com 14 pontos e 12 rebotes.

O brasileiro Leandrinho terminou a partida com 15 pontos, tendo acertado cinco em 15 arremessos de quadra - dois em cinco de três pontos -, e três em quatro lances livres. Ele também pegou um rebote e deu uma assistência em 27 minutos de quadra.

Pelo Spurs, o destaque foi mais uma vez o armador francês Tony Parker, MVP da final da temporada 2006/07, conquistada pela equipe, com 18 pontos. O ala-pivô Tim Duncan fez um double-double, com 14 pontos e dez rebotes, mas acertou apenas seis em 18 tentativas de quadra.

A série melhor-de-sete, agora com 3 a 1 para o Spurs, volta para o Texas, onde o San Antonio pode fechar o placar em 4 a 1 na próxima terça-feira. Caso o Phoenix vença, a disputa volta para o Arizona. O sétimo jogo, se necessário, será novamente no Texas.

Outros jogos
Também pela Conferência Oeste, o New Orleans Hornets deu um passo importante passou rumo á segunda rodada, com a vitória por 97 a 84 contra o Dallas Mavericks, fora de casa. O time do armador Chris Paul - 16 pontos, oito rebotes e sete assistências na partida - abriu 3 a 1 na série e pode fechar o confronto na próxima partida, em New Orleans, na terça-feira

No Leste, o Detroit Pistons venceu o Philadelphia 76ers por 93 a 84, fora de casa, e empatou a disputa em 2 a 2. Agora, a equipe de Rasheed Wallace e Chauncey Billups volta a jogar em seu ginásio e pode, pela primeira vez, passar à frente na série, em que começou como favorita.

A outra partida de domingo foi decidida apenas no último lance, com o Cleveland Cavaliers vencendo o Washington Wizards pior 100 a 97, graças a uma cesta de três pontos de Delonte West. Com a vitória, a equipe de LeBron James abriu 3 a 1 na série melhor-de-sete e pode fechar o confronto na próxima quarta-feira jogando em casa.

Confira como estão os playoffs da NBA:

Conferência Oeste:
Los Angeles Lakers 3 x 0 Denver Nuggets
Houston Rockets 1 x 3 Utah Jazz
San Antonio Spurs 3 x 1 Phoenix Suns
New Orleans Hornets 3 x 1 Dallas Mavericks

Conferência Leste:
Boston Celtics 2 x 1 Atlanta Hawks
Cleveland Cavaliers 3 x 1 Washington Wizards
Orlando Magic 3 x 1 Toronto Raptors
Detroit Pistons 2 x 2 Philadelphia 76ers