São nos momentos mais difíceis que o melhor jogo de um tenista deve aparecer. Foi exatamente o que aconteceu com Roger Federer nesta quarta-feira. Na disputa da segunda rodada do Masters Series de Monte Carlo, o número um do mundo esteve à beira da eliminação diante do inexpressivo espanhol Ruben-Ramirez Hidalgo, mas conseguiu uma brilhante virada para avançar às oitavas-de-final: 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/3 e 7/6 (7-1).
De forma surpreendente, Federer chegou a estar perdendo por 4-0 e 5-1 na parcial decisiva, com o adversário tendo a chance de sacar para fechar o jogo em duas oportunidades. No entanto, a falta de experiência de Hidalgo, apenas o 137º colocado do ranking de entradas, pesou bastante. No 12º game do terceiro set, o espanhol ainda esboçou uma reação ao confirmar seu serviço e levar o jogo para o tie-break, em que prevaleceu a maior categoria do favorito.
Desde o início, a partida foi recheada de altos e baixos de ambos os jogadores. Nessa toada, o suíço não teve dificuldades para vencer tranqüilamente o primeiro set, mas se desconcentrou na seqüência, cometendo muitos erros não-forçados (foram 54 no total). Isso, somado à consistência do espanhol no fundo da quadra, deixou o favorito a um passo da pior derrota da carreira.
Por outro lado, obviamente a vitória seria a mais expressiva de Hidalgo, que, já aos 30 anos de idade, nunca conseguiu passar da posição de número 50 na ATP. O melhor ano da carreira do desconhecido tenista foi o de 2003, quando foi semifinalista dos ATP de Amersfoort, Sopot e Viña del Mar. Na atual temporada, tem como ponto-alto a conquista do challenger de La Serena.
Passado o grande susto que só foi superado após 1h57 de batalha, Federer comemora a sexta vitória seguida no saibro, já que vinha de título no Torneio de Estoril, e se prepara para as oitavas-de-final em Monte Carlo. Seu próximo adversário será bem mais perigoso que Hidalgo ; o francês Gael Monfils, que eliminou Ivo Karlovic, 21º na lista da ATP.
O placar da partida a favor da revelação de 21 anos foi de 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (10-8) e 6/1. Número 64 do ranking, Monfils já enfrentou o suíço em duas oportunidades, sendo derrotada em ambas. O último confronto foi no Masters Series de Miami desta temporada, quando o melhor do mundo venceu por 6/3 e 6/4.