O técnico Carlos Alberto Parreira anunciou nesta segunda-feira que não comanda mais a seleção da África do Sul. Em entrevista coletiva, o comandante do tetra confirmou que voltará ao Brasil para ficar com a sua família.
"Foi uma decisão muito difícil, mas eu preciso dedicar mais tempo à minha família. Eu vou continuar disponível para assegurar uma transição suave até que o novo técnico esteja pronto e também vou continuar disponível para consultas como conselheiro técnico", afirmou o treinador.
Parreira foi contratado há um ano e meio com a missão de liderar o projeto do time sul-africano para a Copa do Mundo de 2010, na qual será o anfitrião. No entanto, ficou longe de ser unanimidade, sendo criticado por causa de seu alto salário, além dos maus resultados da equipe.
A África do Sul caiu logo na primeira fase da Copa da África no ano passado, e Parreira justificou o fracasso alegando a falta de experiência do renovado grupo da seleção que estava formando. No entanto, ele abandonou o projeto por questões pessoais.
Neste domingo, o jornal Sunday Times publicou que a esposa do treinador, Leila Parreira, está com câncer, o que fez com que ele decidisse retornar ao país natal. Júlio Leal, auxiliar de Parreira na África do Sul, é um dos cotados para assumir o comando dos Bafana Bafana.
"O técnico tem um dilema, um dilema familiar. A saúde de sua mulher não está bem", confirmou Molefi Oliphant, presidente da Federação Sul-africana de Futebol.