O Botafogo conquistou o bicampeonato da Taça Rio ao derrotar o Fluminense por 1 x 0, em jogo disputado neste domingo no Maracanã. O único gol foi marcado pelo zagueiro Renato Silva, aos 39 minutos do segundo tempo, depois de jogada confusa na área tricolor. Agora, o time alvinegro vai enfrentar o Flamengo na decisão do título estadual, repetindo o que aconteceu no ano passado.
A vitória alvinegra foi justa. A equipe dirigida por Cuca foi superior ao adversário durante toda a partida, mesmo quando perdeu Alessandro, expulso no começo do segundo tempo. O Fluminense, por sua vez, adotou postura cautelosa na maior parte do jogo e desperdiçou uma penalidade máxima no primeiro tempo, com Washington. Nos instantes finais, o Botafogo ainda teve Jorge Henrique expulso, mas conseguiu segurar a vitória.
O primeiro tempo foi marcado por muita briga no meio-campo e poucas jogadas de perigo. O Botafogo começou a partida com mais disposição ofensiva do que o Fluminense. Logo no primeiro lance, a torcida do Fluminense tomou um susto quando Lúcio Flávio cobrou falta ao lado da área e a bola passou por Wellington Paulista e André Luís, que entravam livres. O Fluminense tinha dificuldades para conter a troca de bolas da equipe alvinegra e apelava para seguidas faltas, principalmente Thiago Neves, que cometeu três faltas duras em cinco minutos.
Com o passar do tempo, o Fluminense acertou a marcação e começou a bloquear as jogadas de armação do Botafogo, impedindo que Lúcio Flávio e Zé Carlos encostassem em Wellington Paulista e Jorge Henrique. Aos 22 minutos, o Fluminense ; que não tinha construído uma jogada sequer de perigo para a defesa alvinegra ; criou a primeira grande emoção para a torcida do Maracanã. Thiago Neves fez um passe preciso para Washington, que foi derrubado pelo zagueiro Renato Silva, em pênalti muito contestado pelos zagueiros botafoguenses.
Na cobrança, Washington chutou forte no canto esquerdo, mas a bola bateu na trave, para alegria da galera alvinegra. No minuto seguinte, Thiago Neves fez grande jogada individual pela direita, driblando três jogadores e sendo derrubado por André Luís no bico esquerdo da grande área. Na cobrança, a defesa do Botafogo aliviou o perigo.
O Botafogo continuava melhor na troca de passes, mas não conseguia romper o bloqueio armado pelo Fluminense. Aos 36 minutos, Jorge Henrique foi puxado pelo volante Igor nas imediações da grande área, mas Zé Carlos fez a cobrança na barreira. Aos 43, o Botafogo fez a sua melhor jogada: Alessandro recebeu na entrada da área, driblou Júnior César com facilidade e mandou para o gol, mas a bola que venceu Fernando Henrique bateu na trave e saiu, no último lance importante da primeira etapa.
O Botafogo voltou com o volante Leandro Guerreiro no lugar de Túlio e teve a sua primeira oportunidade de marcar em cobrança de falta do meia Zé Carlos, mas a bola bateu na barreira e a defesa aliviou o perigo. As torcidas tentaram dar sua contribuição para tornar o jogo mais empolgante, mas os times continuavam cautelosos ;principalmente o Fluminense, que mantinha Washington isolado no ataque e quase sem chegar na área alvinegra. O Botafogo mantinha a pressão sobre a defesa tricolor embora sem criar reais jogadas de perigo para Fernando Henrique.
O técnico Cuca decidiu dar mais força ao ataque colocando o atacante Fábio no lugar do meia Zé Carlos. Logo depois, Triguinho se chocou com Conca na linha de fundo e se contundiu, forçando Cuca a fazer uma terceira substituição e improvisar o volante Túlio Souza na posição. Aos 25 minutos, Jorge Henrique caiu na área e pediu pênalti, mas o árbitro mandou o lance seguir.
O Fluminense teve sua melhor jogada aos 27 minutos quando Júnior César recebeu passe de Conca e rolou para dentro da pequena área, mas a defesa botafoguense aliviou o perigo antes que os atacantes tricolores chegassem para a conclusão. Aos 29 minutos, Alessandro desarmou Júnior César, mas o árbitro entendeu como falta, aplicou o segundo cartão amarelo e expulsou o lateral do Botafogo.
Em superioridade numérica, o Fluminense passou a adotar postura mais ofensiva, enquanto o Botafogo, sem nenhum lateral original, tinha dificuldades de continuar armando suas jogadas pelos lados do campo. O Tricolor das Laranjeiras teve ótima chance com Thiago Neves dentro da área. Mas a defesa do Botafogo abafou a jogada e impediu a conclusão do meia tricolor. Aos 39 minutos, o Botafogo marcou o primeiro gol depois de uma cobrança de escanteio. A bola sobrou para Fábio, livre na direita. Ele chutou cruzado e o zagueiro Renato Silva desviou para as redes de Fernando Henrique.
Tartá entrou no lugar do volante Ygor e, logo na primeira participação, quase empata a partida. Ele foi lançado na grande área, mas foi atrapalhado pela saída precisa de Castillo e chutou para fora. Nos instantes finais, Jorge Henrique ainda conseguiu ser expulso de campo, mas o Botafogo se defendeu com bravura e garantiu a conquista.