Revista

Pacto contra a fome


No dia em que as Nações Unidas anunciaram o relatório The State of Food Security and Nutrition in the World Report 2020 – em português, Estado de Segurança Alimentar e Nutricional 2020 – e em que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil) completa 30 anos, 60 representantes e membros de aproximadamente 20 denominações religiosas, filosóficas e doutrinárias lançaram um pacto denominado Ação Inter-Religiosa Contra a Fome e pela Vida, liderado pela Iniciativa das Religiões Unidas, da sigla em inglês URI. A entidade, presente em 108 países e há 20 anos no Brasil, contou com o apoio do Movimento Global de Autoconhecimento e Mútua Ajuda (Mogauma) para essa ampla mobilização.

A iniciativa nasceu como um desafio, uma gincana nacional de articulação cidadã, cuja finalidade é mobilizar 10 milhões de pessoas para aplacar a fome de 10 milhões de famílias brasileiras.Carinhosamente batizado de Desafio 10X10, essa ação, idealizada pelo arquiteto urbanista e empreendedor social Edgard Gouveia Junior, expande suas ações a cada dia e já conta com o engajamento de centenas de pessoas, entre as quais celebridades do esporte, do cinema, da televisão, dos músicos, enfim, cidadãos preocupados com o futuro da nação, em geral.

Os dados do relatório apontam para um cenário global assustador, com mais de 690 milhões de pessoas sofrendo fome no mundo. Indica também um impacto gigantesco da pandemia da covid-19 na América Latina e, particularmente, no Brasil, onde mais de 40 milhões de pessoas poderão ser atingidas pela fome.

O WFP Brasil é parceiro oficial do Desafio 10x10, ao lado de entidades como Central Única de Favelas (Cufa), Child Fund, Gerando Falcões, União Br e Embaixada da Paz.

Para acompanhar a campanha, basta acessar www.desafio10x10.com.br. Lá, você vai poder escolher uma paixão e fazer sua doação... porque juntos somos fortes e, principalmente, porque quem tem fome tem pressa!