Revista

Para dar uma repaginada no lar

Com as lojas de móveis e de decoração em liquidação, surge a dúvida: o que vale a pena comprar da ponta de estoque? Ouvimos arquitetos e designers para ajudá-lo nessa missão









Há quem não resista a uma promoção, especialmente quando ela envolve artigos de decoração e mobiliário. Neste mês de julho, diversas lojas do ramo vêm oferecendo descontos significativos e, para não adquirir itens por impulso, a Revista separou algumas dicas para comprar de forma assertiva e inteligente.

Ao contrário de roupas e eletrônicos, comprar móveis e objetos de decoração pela internet pode causar certa desconfiança, pois, além de não conseguir avaliar a peça pessoalmente, esse tipo de compra demanda uma maior logística para chegar até o lar do comprador. Não existem regras quanto ao que comprar, a pergunta a ser feita é: por que comprar?

Por isso, a arquiteta Leny Okada, do escritório IEZ Design, pontua que avaliação é a chave para uma compra assertiva. É necessário ponderar se o item faz sentido quanto ao estilo e à combinação com o restante do mobiliário da casa. Esse parecer é individual, ou seja, a compra que alguém próximo fez e deu certo pode não ser a mais interessante para você. “O principal é não se ater apenas ao tamanho do desconto ou à estética, mas, sim, ao que traz coerência, ao projeto que se tem em mente ou ao estilo que prevalece na casa.”

Atenção às medidas
Para itens decorativos, aspectos como paleta de cores, estilo e linguagem passada precisam ser levados em consideração. Para os móveis — sofás, camas, poltronas, painéis, etc. —, as medidas devem ser o ponto de atenção. “O móvel que vai ser substituído deve ter medidas aproximadas com o adquirido, para não haver problemas com perda de área, circulação”, alerta Leny.

Caso a intenção seja aumentar ou diminuir o tamanho do móvel para conseguir uma mudança de leiaute do ambiente, também é preciso estar atento ao transporte — se consegue entrar no elevador ou escada, por exemplo. Isso evita gastos extras, como ter que içar o objeto, o que acaba aumentando o preço final. “Compensa bastante ter atenção a móveis de pronta entrega, que geralmente têm preços ainda mais acessíveis”, orienta a designer de interiores Gabriela Sue.

Ela comenta que, nos itens de decoração, é útil pesquisar referência na internet, em sites como Pinterest e Instagram. “Buscar estilos e paletas de cores previamente ajuda a construir uma referência e procurar objetos que tenham coerência. Isso evita comprar apenas porque está barato e é bonito e, depois, não ter ideia de como usá-los”, explica.

Itens de cama, mesa e banho, como almofadas, mantas, cortinas e tapetes, conseguem seguir uma linha mais livre de compra, pois podem ser usados não como algo para complementar a decoração preexistente, mas para mudar a cara do ambiente sem precisar recorrer a obras.

Para eletrodomésticos e eletroportáteis, o recomendado é seguir características técnicas parecidas ao que já tem em casa. “Elétrica e potência são aspectos importantes, pois, muitas vezes, a pessoa acaba comprando um item com potência maior e o quadro de energia não suporta. Isso acontece bastante com máquinas de lavar e chuveiros”, alerta Leny Okada.

* Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte




Antes de comprar

Compare avaliações: além de bonito, o novo móvel ou objeto decorativo precisa ter bons acabamentos e durabilidade. A melhor forma de conferir esses quesitos é analisando as avaliações de quem já possui o produto.

Pondere o preço do frete: por levar em consideração tamanho e peso, é importante atentar ao frete, pois ele pode inviabilizar a compra. Em alguns casos, pode sair mais caro do que o próprio item.

Montagem: há lojas que oferecem o serviço de montagem. Certifique-se se o produto tem esse bônus para evitar trabalho e gasto dobrado de procurar um montador.

Confira medidas: Prestar atenção apenas às imagens pode ser decepcionante, por isso, confira as medidas e simule se ela atende às suas expectativas e ao local onde será posicionado.






Drive-thru
Com até 50% de desconto, o 2º Liquidecora Casapark 2020 reúne mais de 70 lojas. Para evitar deslocamentos desnecessários e ajudar o público a escolher as melhores peças, o shopping oferece catálogos on-line, disponibilizados no hotsite e nas redes sociais do Casapartk. Ao longo do período promocional, os clientes contarão ainda com atendimento por WhatsApp e serviço de retirada de mercadorias pelo drive-thru, com horário agendado diretamente com os lojistas.