A temporada outono/inverno chegou, e as botas prometem continuar protagonizando os looks durante as estações. Apesar do isolamento social, elas são as preferidas entre os calçados. Quem precisa sair de casa aproveita o momento para usar o item queridinho.
Existem modelos para todos os gostos, sejam os atemporais, que combinam com quase tudo, sejam aqueles mais fashionistas, que são o ponto de atenção da composição. O principal é ser uma bota que faça você se sentir bem ao calçar e que atenda ao seu estilo e às suas demandas — como alongar a silhueta, manter as proporções, não encurtar etc.
‘’Para mulheres mais altas, botas de cano longo ou over de knee com saltos mais baixos são ótimas opções, pois os comprimentos seguem as mesmas proporções das suas estaturas, o que traz equilíbrio ao visual’’, explica Karen Furtado, consultora de imagem e estilo parceira da marca Piccadilly.
Para quem deseja alongar a silhueta, o salto alto é bem-vindo. Além disso, os modelos de cano curto nas cores certas podem ajudar nessa missão. “No caso das mais baixinhas, para não encurtar visualmente o look, aposte nas ankle boots e prefira modelos neutros, sem muitos detalhes, como amarrações e estampas’’, indica Karen.
Quando falamos em estilo, as combinações são diversas: botas de cano curto, com vestidos longos e estampados em fundo escuro, de cano longo, com calças de tons semelhantes para evitar o corte na silhueta, combinadas com saia midi ou fendas para deixar parte do calçado à mostra, entre outras.
Para ajudar na hora de explorar esse universo das combinações com seu par de botas, Karina Costacurta, consultora de imagem e coordenadora do grupo Resolva meu look, escolheu cinco botas que são tendência do Inverno/2020 e dá dicas sobre cada uma. Confira!
Cano curto
“As botas de cano curto parecem que nunca saem de moda nem do gosto das mulheres. É um modelo democrático, que cai bem em todo mundo, independentemente do biotipo”, explica a consultora, “e atende a todos os estilos.” A altura de salto pode variar, mas os médios são os indicados para quem procura conforto e estabilidade na hora de andar.
Segundo Karina, é o tipo de bota que combina com produções diurnas, com looks casuais, e para locais urbanos e frios. “Minha dica, nessas composições diurnas, especialmente para as fãs de jeans, é dobrar um pouco a barra da calça, deixando o tornozelo à mostra. Fica charmoso e é um supertruque de estilo!”.
Maxi – canos alongados
Cada vez mais, essas botas estão aparecendo em tecidos maleáveis e invernais, como o elastano ou veludo molhado. É o tipo de modelo que favorece pessoas com pernas mais finas e alongadas. “Mas, claro, se você provou e amou, a ideia é se jogar, porque é um modelo cheio de personalidade”, garante Karina.
Ela explica que as botas maxi combinam com peças de comprimento míni, sejam vestidos, sejam shorts, sejam saias. Para quem não curte esse comprimento, pode apostar nas saia midi ou em calças que podem ir por dentro da bota. Também funcionam superbem.
Metalizadas
“A bota metalizada é uma aposta fashionista, mas pode morar no guarda-roupa de todas as mulheres, inclusive compondo produções mais clássicas.” A indicação da consultora Karina Costacurta, nesse caso, é não se apegar ao estilo, mas, sim,às inúmeras composições que podem surgir no seu armário.
O modelo é pra lá de versátil e funciona bem com saia lápis preta e camisa de botões, com um maxi vestido floral com fundo escuro, ou até mesmo com uma saia midi de couro.
Essa é a aposta principal de Karina para esse inverno. “As marcas apostaram super nessa tendência, e estamos vendo-as seremdesfiladas no nosso dia a dia com muita tranquilidade, o que mostra que estamos nos livrando de preconceitos e apostando no que gostamos”.
Tratoradas
As botas tratoradas são bem representadas pelos coturnos, que sempre aparecem como uma opção no outono/inverno. “É o tipo de bota que pode ter um salto mais alto e, mesmo assim, garante estabilidade para quem usa. Além disso, traz muita força e personalidade para as produções”, garante Karina Costacurta.
Ela complementa dizendo que o modelo veste bem looks casuais e dramáticos, transitando desde combinações com vestidos até a calça jeans.
Coloridas
Para as criativas de plantão, essa tendência é a melhor aposta! “As botas coloridas transformam a produção em algo muito mais cool e divertido, criando aproximação entre quem usa e quem vê”.
É uma opção que pode ser um pouco mais limitadora no guarda-roupa. Então, é necessário ter atenção na hora de comprar para escolher algo que, de fato, ajude a multiplicar as produções que já tem.
“Lembre-se sempre que, por chamarem a atenção, acabam se tornando o ponto focal da composição do look, então é importante que quem use se sinta confortável e sustente a produção. Acredito que as botas brancas são as mais comuns e fashionistas, mas já conseguimos encontrar em inúmeras cores no mercado”, complementa a coordenadora Karina Costacurta.
*Estagiária sob supervisão de Taís Braga