O inverno chegou com tudo. E, da mesma forma que as nossas roupas ganham tecidos que protegem do frio nesse período, o que usamos na casa pode ser adaptado ao clima. Com pequenos ajustes, a decoração muda, fica funcional para a estação. Como um bônus, o ambiente fica com um ar bem mais aconchegante.
Almofadas e mantas no sofá, por exemplo, não precisam ser fixas: podem ser colocadas no tempo frio e retiradas quando o calor voltar. "O sofá deixa que o calor saia facilmente, especialmente se forem de couro. Cobri-lo, de alguma forma, o mantém quente", explica a designer de interiores Alessandra Souza.
Se a ideia é manter almofadas ao longo do ano, em todas as estações, uma opção é trocar as capas delas. A empresa Westwing sugere investir em cores fortes, como preto, bordô, verde escuro, que valem para quaisquer objetos de decoração.
Além de uma manta que cubra o sofá, vale posicionar algumas peças dobradas no braço dele, em um poltrona, ou até mesmo em uma cesta decorativa. Além de dar um charme, com texturas diferentes como tricô, veludo e imitações de pele, você terá um cobertor sempre à mão, para quando for assistir à televisão. Afinal, movimentar os cobetores do quarto para a sala, quando necessário, pode não ser nada prático nem higiênico.
Um pouco mais complicado de retirar e colocar, pois são grandes e exigem um certo espaço para guardá-los, são os tapetes. O chão descoberto aumenta a sensação de frio. Segundo a designer, tapetes e carpetes bem macios e espessos garantem um bom isolamento térmico e deixam toda a área mais aquecida.
Cama quentinha
Na hora de dormir, para não deitar no gelado e levar um tempo ali, até esquentar o ninho, Westwing recomenda cobrir a cama com várias camadas. A empresa Camesa acrescenta: "Uma colcha bonita, combinando com diversos travesseiros, transforma o quarto, tornando-o mais confortável e convidativo".A dica da vovó é colocar uma bolsa de água quente embaixo dos cobertores alguns minutos antes de se deitar e, se preferir, dormir com ela ali. Há, também, quem goste de aquecer a cama com secador de cabelo antes de se deitar. A alternativa não tem muito glamour, mas garante que ninguém vai sofrer por alguns minutos depois de se acomodar na cama.
A hora do banho
No frio, sair do banho pode ser um momento complicado. Por isso, toalhas bem felpudas são tão importantes. Não só para nos secarmos rapidamente, mas para nos esquentarmos. Associados a uma das grande novidades de design para banheiros no inverno, os toalheiros térmicos, sair do chuveiro pode ser tão prazeroso quanto estar debaixo dele. Eles esquentam e secam a toalha e ainda acabam esquentando todo o banheiro.
Os modelos elétricos costumam gastar a mesma quantidade de energia que uma lâmpada incandescente. Podem ser de diferentes materiais, inclusive plásticos e não precisam de uma grande obra para instalação. "Funcionam como um eletrodoméstico. É só instalar na parede furando-a, como se fosse pregar um quadro ou uma prateleira, perto de uma tomada para que o fio a alcance", explica a arquiteta Joice Siqueira. Também existem os de chão.