Cristina Nasser, 46, nunca foi muito de cozinhar. Não foi ela quem pôs a filha Marcella Pinho, 31, nesse caminho, mas a apoiou na escolha e ajudou colocando a mão na massa, desde o início, há 11 anos, quando teve início o Mãe&Filha Ateliê. Além de sócias, as duas são, acima de tudo, amigas. “Minha mãe é sempre a primeira a saber de tudo na minha vida. Quando eu era adolescente, minhas amigas gostavam de ir lá em casa conversar com ela. Acho que a cabeça dela é mais jovem do que a minha”, brinca a filha.
Marcella tinha apenas 20 anos quando decidiu que começaria a vender as delícias que fazia em casa. A mãe sugeriu que vendesse a canjica, que ela sempre amou. Mas a filha achou que era um doce muito sazonal, para junho, e começou a fazer brigadeiros no potinho (que ainda era incomum) e cookies. Logo, o curso de direito ficou em segundo plano. E diferentemente de muitas mães, que pressionariam a filha para seguir o caminho mais tradicional, Cristina apoiou a filha. “O ateliê tomou uma proporção muito grande na minha vida e ela viu minha satisfação com aquilo”, relembra.
Conciliando a produção com a faculdade, e a mãe, com o trabalho, havia dias em que as duas passavam a noite fazendo os doces. Cristina ajudava com tudo o que podia. Agora, além do trabalho antigo, fica responsável pelo contato com os clientes, por embalagens e outras questões de logística. E, claro, apaixonada por doce, experimenta e opina sobre as novas receitas.
Durante a Páscoa, com a mãe trabalhando em casa por conta da pandemia de coronavírus, Cristina pode ajudar ainda mais. Marcella contava os minutos para o turno de home office acabar e ela começar a ajudá-la no ateliê. Por causa da pandemia, as duas ficaram reunidas de novo, na mesma casa, de onde a filha já tinha saído. “Está sendo muito bom voltar a estar junto”, conta.
Para o período da Páscoa, em parceria com o chef Marcelo Petrarca, que também é marido de Marcella, o ateliê criou ovos com os sabores das sobremesas mais clássicas do restaurante Lago: cheesecake, cocada e rabanada. Mas, mesmo depois do feriado da Semana Santa, os pedidos continuaram. E houve reclamação por não terem feito o ovo de churros (sobremesa clássica do restaurante Bloco C). Então, elas resolveram atender aos pedidos e lançar, na semana seguinte, a ressaca de Páscoa, com o sabor desejado pelos clientes.
Cheesecake
Ingredientes para a base
- 200 gramas de biscoito de canela ou o biscoito da sua preferência
- 100 gramas de manteiga sem sal derretida
Ingredientes da massa
- 1 kg de cream cheese Philadelphia
- 300 gramas de açúcar
- 100 ml de leite integral
- Raspas de 2 limões
- Suco de 1 limão
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- 6 ovos
Ingredientes para a calda
- 270 gramas de geléia de framboesa ou frutas vermelhas
- 75 ml de água
Ingredientes para a decoração
- Frutas vermelhas
Modo de preparo
Base
- Unte a forma, coloque um papel manteiga no fundo e unte o papel.
- Processe os biscoitos.
- Derreta a manteiga.
- Misture e coloque na forma apertando a massa com uma colher.
- Leve para assar por 10 minutos a 180°C.
- Deixe esfriar.
Massa
- Prepare um banho-maria em uma forma grande já colocada dentro do forno. Aqueça-o a 170°C.
- Com todos os ingredientes em temperatura ambiente, bata tudo, menos os ovos.
- Não bata demais para não incorporar ar.
- Acrescente os ovos 2 de cada vez, batendo até misturar.
- Cubra o fundo da forma com papel alumínio. Jogue a mistura por cima.
- Asse por aproximadamente 1 hora, a depender da sua forma e forno, a sua cheesecake estará pronta quando você balançar a forma e o meio mexer mas o entorno ficar parado. Nesse momento, desligue o forno e deixe a porta levemente entreaberta por 1 hora, com a cheesecake lá dentro.
- Retire do banho-maria e deixe esfriar em cima do fogão.
- Quando esfriar, coloque na geladeira por, pelo menos, 8 horas.
Calda
- Leve os ingredientes da calda para ferver e dar uma leve engrossada.
- Deixe esfriar e jogue por cima da cheesecake.
- Sirva com frutas vermelhas.
Serviço
Instagram @maeefilhaatelie
WhatsApp: 61 9998-33438