Com a televisão ligada
“Fique em casa” é a orientação que estamos acostumados a ouvir (e precisamos nos acostumar mais a seguir) nos dias de hoje. Mas ela parece vir com um adendo implícito ,que vem se refletindo em números. Seria o “fique em casa e ligue a televisão.”
Isso porque a audiência de canais tanto da tevê aberta quanto da fechada cresceu neste período em que boa parte dos estados brasileiros cumpre medidas de isolamento social. Entre os canais abertos, as produções inéditas — especialmente as de ficção — foram dando lugar a reprises de novelas e programas de auditório. Isso poderia trazer queda na audiência, certo?
Não. Segundo dados do Ibope, não é isso que vem acontecendo. Novelas como Fina estampa e Malhação — Viva a diferença vêm até superando as inéditas Amor de mãe e Malhação — Toda forma de amor, ambas na Globo. Avenida Brasil, em cartaz até a última sexta-feira no Vale a pena ver de novo, vinha bem na audiência, mas teve um aumento nas últimas duas semanas.
Na Record, o fenômeno também pode ser observado. Segundo dados da própria emissora, as reprises de Apocalipse e Jesus bateram os próprios recordes semana passada. O pessoal do A hora do Faro, programa comandado por Rodrigo Faro, também não pode reclamar da audiência, tão boa quanto em tempos anteriores à pandemia.
Dia de festa
O ator Bruno Mazzeo completa hoje 43 anos. O roteirista e humorista vem traçando um caminho interessante na tevê. Desde 2015, ele dá vida ao papel imortalizado pelo pai do Professor Raimundo na nova versão da Escolinha. Além disso, esteve em 2017 e no ano passado em Filhos da Pátria como narrador. Mazzeo se agarrou de vez ao humor e aos bons textos. Sorte nossa!
Mudança na estreia
O canal Universal TV mudou a data de estreia da segunda temporada de Unidade básica. A trama, que já devia estar no ar desde o mês passado, estreia, na verdade, hoje, às 23h, com exibição de um episódio duplo. A temporada será formada por oito capítulos e traz no enredo o dia a dia de médicos, enfermeiros e agentes comunitários em uma unidade básica de saúde na periferia de São Paulo. “O debate da saúde pública ganha outra dimensão agora. Acho que a série estreia num momento muito importante, tanto para dar visibilidade para o sistema público de saúde, quanto para tratar de questões fundamentais relacionadas às vulnerabilidades e como isso afeta a vida das pessoas”, avalia Helena Petta, criadora e roteirista. A trama é protagonizada por Ana Petta (que também é uma das criadoras) e Caco Ciocler (que dirigiu a produção nesta temporada), que interpretam Laura e Paulo, que acreditam que a série é uma homenagem ao SUS. “A gente está vivendo uma triste coincidência histórica, mas uma felicíssima coincidência dramatúrgica. A série trata de uma medicina mais humana, cotidiana e familiar”, completa Caco.
Notícias
A audiência tem reagido bem também em programas de notícias. O Jornal Nacional e o Jornal da Record passaram por duas semanas muito boas em termos de audiência. E o Globo Repórter de 17 de abril, com a expedição pela Amazônia peruana, foi o mais visto deste ano.
Mas quando falamos de notícia, logo vêm à mente os canais especializados em jornalismo. Os dias são de audiência alta para a Globo News e para a Band News e de consolidação da CNN Brasil, que estreou perto da chegada do coronavírus ao país. Segundo o Ibope, os canais de notícia mais que dobraram de audiência no início de abril, especialmente na parte da tarde. A luta para informar bem a população e por dar a notícia em primeira mão vem sendo recompensada.
Com as crianças em casa, os canais de desenhos também foram destaque em abril, apresentando maior audiência do que o normal. Isso também aconteceu com programas mais leves, como os documentários e os canais dedicados ao lifestyle.
O que vem por aí
- Amanhã, a Netflix lança a quinta temporada de Billions no catálogo
- Na terça-feira, o canal Lifetime estreia o reality show Casamento à primeira vista, a partir das 18h35
- Também na terça-feira, o Globoplay divulga as séries Mães a(r)madas e Scorpion: Serviço de inteligência
- Na sexta-feira, a Netflix lança a primeira temporada da série latina Valéria