Flores de Lótus
Segundo o dicionário dos símbolos, a flor de lótus simboliza pureza, perfeição, sabedoria, paz, sol, prosperidade, energia, fertilidade, nascimento, renascimento, sexualidade e sensualidade.
Essa flor é um dos símbolos mais ilustrativos do Budismo. Ela é um tipo de lírio d’água que firma raízes na lama de lagos e rios e, ao brotar, eleva-se à superfície, florescendo em um espetáculo de enorme beleza. Além disso, a planta também possui capacidade de autolimpeza, ou seja, de limpar-se sozinha, eliminando lodo e lama de suas pétalas, motivo pelo qual ela é comumente associada à evolução espiritual humana na religião em que ela representa o coração fechado, que, após desenvolver as virtudes de Buda, se abre. Assim, Buda é também representado sentado nessa flor, de modo que ela é considerada o seu trono.
Neste momento histórico de pandemia, para além das perdas, do medo e de todas a dificuldades que estamos enfrentando, inúmeras flores de lótus estão brotando por toda parte! São grupos que se mobilizam para ajudar. Agora mesmo, em algum lugar do mundo, isso está acontecendo, e os gestos de solidariedade de um, unem-se aos gestos de outros, formando uma onda sublime conduzida por benfeitores de todos os tipos.
A crônica de hoje é ao mesmo tempo um enérgico aplauso aos que já estão surfando juntos em alguma dessas ondas e um convite ao leitor que está disposto a iniciar agora a sua contribuição.
Pesquise, certamente será fácil encontrar um grupo engajado em alguma ação!
Que nada possa imobilizar a pureza dos corações dos brasilienses! Nem as tragédias, nem o medo, nem a dor da perda de alguma pessoa amada.