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Cheiro de você

Cada pessoa tem uma fragrância preferida. Seja doce, cítrica ou amadeirada, ela revela muito sobre o seu temperamento









Apesar do período difícil em que vivemos globalmente, é importante se permitir momentos de distração. Nós aqui da Revista, acreditamos que consumir conteúdos diferentes é uma das formas de fazer isso.

Na nossa seção de beleza desta semana, vamos falar sobre um item que pode deixar seu dia melhor com apenas uma borrifada: os perfumes. Para uns, ele é uma marca registrada, uma assinatura. Não à toa, muitas lojas têm aromas que identificam a marca. A verdade é que a memória olfativa é uma das mais fortes na natureza humana e, por isso, ela é tão importante.

Escolher um perfume revela muito da personalidade e do momento que cada pessoa está vivendo. As fragrâncias preferidas costumam variar de acordo com cada país e até mesmo entre as regiões e cidades, mas os brasileiros têm algumas notas que são queridinhas e fazem com que certos perfumes se tornem clássicos.

Segundo Verônica Kato, perfumista da Natura, uma fragrância é considerada clássica quando os consumidores se mostram fiéis à nota por mais de cinco anos. É o que acontece com linhas famosas e bastante usadas no Brasil, como o Biografia, da Natura, lançado em 1994 e o Malbec, de O Boticário, de 2004.

Entre as notas mais usadas pelos homens, se destacam as amadeiradas, sejam as das madeiras brasileiras ou madeiras importadas. Segundo Verônica, esse tipo de cheiro traz a sensação de força, presença e poder, mantendo a naturalidade por ser uma nota retirada da natureza.

Verônica acrescenta que no Brasil muitas mulheres acabam usando perfumes masculinos, o que não é tão comum em outras partes do mundo. “Nas nossas pesquisas, ouvimos várias mulheres dizendo que, quando querem fechar negócios ou precisam se sentir mais fortes e seguras, acabam investindo em fragrâncias masculinas ou nas femininas amadeiradas”, revela.

Além dos amadeirados, o consumidor brasileiro também é fã das notas aromáticas e verdes, que lembram banho recém tomado, diz César Veiga, expert do Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário. Esse tipo de perfume costuma ser mais usado durante o dia, principalmente nas regiões com clima mais quente.

O perfumista revela que no Nordeste as fragrâncias frescas, masculinas e femininas são as que fazem mais sucesso e que os campeões de venda na região são diferentes do Sul e do Sudeste, onde as notas mais marcantes são a preferência.

César explica que esse é um dos motivos pelos quais linhas tradicionais da marca, como o Malbec, tem diversas versões, desde as mais sofisticadas, com madeiras intensas até as mais frescas, com toques aquosos. O objetivo é que os clássicos tenham opções para diferentes gostos e ocasiões, mas com a mesma identidade, o que acontece com linhas de diversas marcas brasileiras.

Os preferidos delas
As mulheres brasileiras apreciam bastante os toques de sensualidade presentes nas fragrâncias florais. Nos períodos mais quentes, elas optam pelo frescor dos cítricos, mas, no clima mais frio e durante a noite, apostam nos adocicados.

Verônica afirma que os toques mais doces também costumam ser usados em momentos mais difíceis, dias estressantes ou que as mulheres precisam de um certo conforto. “Usamos como uma forma de auto indulgência, como se estivéssemos comendo uma sobremesa, mas o doce vem pelo caminho olfativo”.

Os perfumes femininos também têm suas linhas, as marcas conhecidas investem em um mesmo DNA, mas com diferentes toques, que podem levar o perfume a ser mais fresco, para o dia a dia, ou mais intenso e doce, para momentos mais elegantes.