Uma peça cheia de histórias, o trench coat é um casaco que atravessou séculos. ”Ele foi imortalizado pela Burberry com o modelo criado no período da Primeira Guerra Mundial para os soldados”, explica Costta.
Graças ao tecido revolucionário e resistente denominado gabardine, a peça passou a ser a principal escolha para quem mora em regiões mais frescas ou sente muito frio e, por isso, não é tão usual no Brasil.
Mas, quem deseja se jogar no estilo urbano-chique do trench coat pode aproveitar o outono e inverno, que são as estações perfeitas para isso — diversas lojas já estão oferecendo modelos com materiais similares e caimento perfeito.
Casaqueto
O casaqueto de tweed, tecido feito com mistura de tecidos ou lãs e de padrão colorido, é um clássico dos looks românticos e elegantes. Seus modelos são marcados pelo comprimento mais curto, que não costuma ultrapassar a cintura.
Nas ocasiões mais formais, ele pode acompanhar vestidos, calças e até saias de mesmo material para resultar no tradicional conjuntinho. Nos finais de semanas e nos ambientes mais casuais, o jeans pode ganhar um status elegante-casual, quando combinado com esse casaco consagrado pela grife Chanel.
Jaqueta de couro
Elas têm tudo a ver com um ambiente casual. Podem acompanhar vestidos, estar por cima de camisas ou camisetas e até como peça-chave de um look todo preto para uma pegada mais roqueira.
Geralmente, seus modelos são mais curtos, como a ‘biker’, o que não favorece quem procura alongar a silhueta. Mas, Mariana dá uma solução para parecer mais alta: “nesse caso, escolha usar em uma produção monocrática, que acompanhe a cor da terceira peça”.
Jaqueta Bomber
As jaquetas bomber são as representantes do estilo mais esportivo e bastante causual — com uma pegada pra lá de fashionista. Com estrutura e mangas volumosas, seu caimento nem sempre favorece a todos.
O legal desse casaco é se jogar na proposta! Então, os melhores complementos para as bombers sempre serão os jeans e tênis, uma vez que a peça transmite jovialidade e lembra a estampa de uniformes escolares norte americanos e os famosos moletons.
Em contrapartida, o modelo não é recomendado para ambientes formais, nem como sobreposição para vestidos mais finos — a não ser que o objetivo seja ousar e experimentar novas combinações.