Revista

Spa particular

Não importa o tamanho do banheiro, é possível transformá-lo em um lugar especial para relaxar


Depois de um dia de trabalho, nada melhor do que chegar em casa e descansar com um delicioso banho. Por isso, o banheiro vem ganhando cada vez mais importância nas residências. Muito mais que apenas um lugar reservado aos cuidados práticos do dia a dia, o ambiente tem potencial para se tornar um cantinho especial de relaxamento.

Para desenvolver um local que remeta a um spa, a arquiteta Rafaella Brasileiro recomenda investir em elementos que tragam conexão com o natural. Aplicações em madeira e revestimentos de pedra são exemplos de técnicas que podem aumentar a sensação de calma e repouso. Trabalhar com tons terrosos ou neutros também aumenta a sensação de acolhimento, garante a arquiteta.

Outro ponto crucial para que o ambiente seja o ponto de refúgio do morador é investir em iluminação, que pode ser natural ou em LED. “No caso da iluminação artificial, é interessante trabalhar elementos da cromoterapia — um tratamento que usa as cores como ferramenta de equilíbrio e harmonia entre corpo e mente —, ao adicionar luzes que mudam de cor”, recomenda a arquiteta Priscilla Bonifácio.

Bancadas alongadas também contribuem para um banheiro mais harmonioso, pois a linearidade culmina com a sensação de amplitude do ambiente. Segundo a arquiteta, a bancada é indispensável, já que se torna um local onde a pessoa pode guardar produtos e fazer skincare com facilidade. “Espelho grande também ajuda bastante nessa sensação de autocuidado”, completa Priscilla.

E, ao contrário do que muitos pensam, não é obrigatório que haja uma banheira. Priscilla alerta que esse elemento precisa ser avaliado com cuidado, pois pode implicar em danos estruturais caso a instalação não seja bem pensada. “Em apartamentos, por exemplo, é preciso atestar se o teto consegue aguentar a sobrecarga da água. Quando não há averiguação desse parâmetro, há risco de a laje sobrecarregar e ceder”, alerta.



Ambientes pequenos

Não são apenas os banheiros grandes que podem ser trabalhados para imitar um spa. Com pequenas intervenções, Rafaella garante que é possível criar uma atmosfera de descontração. “Um spa é um local de descanso, aconchego e descompressão. E essas características não têm, necessariamente, a ver com o tamanho do ambiente”, defende.

Segundo a arquiteta, existem elementos que são fundamentais para trazer o relaxamento para o banheiro, como é o caso da banheira ou de colunas de banho. “Se você quer ter um spa em casa e não tem muito espaço, pode investir em uma banheira para ficar justamente no espaço do seu box, logo abaixo do chuveiro. Existem modelos de banheira bem pequenos que se adequam a espaços reduzidos”, aponta. Já as colunas de banho também cumprem a mesma função e causam impacto sem ocupar tanto espaço.

Há ainda a possibilidade de instalar uma iluminação controlada e indireta no box. “Um som ambiente também é bem-vindo, independentemente do tamanho do seu banheiro.”

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte