Em cada detalhe, da multidão que corre atrás do bloco ao glitter espalhado pelo corpo, o carnaval é manifestação e expressão. Desde a origem da festa até os dias atuais, é uma folia alegórica, divertida, colorida, recheada de fantasias e ilusões — por alguns momentos, uma válvula de escape para tensões sociais do mundo contemporâneo. Contudo, o carnaval é, também e ao mesmo tempo, uma maneira de subversão, de crítica social, de discurso.
Nos blocos de rua, em cima dos trios elétricos ou nos palcos de festas e folias carnavalescas, foliões e artistas aproveitam o período para vestir mensagens. Seja na fantasia, no acessório, seja no tema do carnaval, fala-se em empoderamento feminino, pela defesa da cultura, dos animais e de direitos como a liberdade e o amor. Este ano, não poderia ser diferente e a Revista do Correio separou alguns exemplos.
Anitta
No ano passado, a funkeira foi a rainha dos looks anos 1990. Para o carnaval de 2020, Anitta resolveu se fantasiar de panda, abelha, sapo, cobra, cavalo-marinho, lagarto, jacaré e zebra. A ideia era chamar a atenção para a importância que os animais têm para a sobrevivência do planeta. Os figurinos levaram a assinatura da marca Colcci.
Claudia Leitte
Em 2019, Claudia Leitte levou a Amazônia para o trio em Salvador. A cantora foi fantasiada de peixe, borboleta, cobra e onça. Este ano, com stylist do brasiliense Yan Acioli e inspirada pela frase We can do it, Claudia Leitte trouxe a força do poder feminino. Maria Bonita, Joana D’Arc, Mulan, Madonna e também aproveitou para fazer uma homenagem às mulheres da guarda municipal da capital baiana.
Fernanda Paes Leme
Para desfilar, em São Paulo, no Bloco Casa Comigo, a atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme também optou por uma fantasia em defesa da arte.“Bang-bang contra a censura!”, escreveu nas redes sociais. Com produção assinada pela Levi’s Brasil, ela usou um figurino jeans com um leque escrito: A arte resiste.
Daniela Mercury
Iniciando a folia como rainha do axé, Daniela Mercury fez do trio elétrico um palco para todas as artes. Como rainha de Shakespeare, apresentou o musical Sonho de uma noite de verão, do diretor João Falcão; como rainha do arco-íris, celebrou a arte colorida do artista plástico José Antonio Cunha; e, como rainha da balbúrdia, cantou ao lado da artista não binária Oxa (foto).
Léo Santana
Mais conhecido como Gigante, Léo Santana escolheu o tema O homem do futuro para este ano.“Vamos levar para a rua a defesa pela liberdade para ser o que quiser, pela alegria em viver, o amor por si e pelo próximo e a importância da natureza!”, escreveu o baiano nas redes sociais. Os figurinos do artista são do Atelier Fabulous e a produção de moda de Willian Costa.
Thaynara OG
Em Salvador para desfilar no Bloco da Preta, cujo tema deste ano era Mulheres que inspiram, a influenciadora Thaynara OG homenageou a mãe com o figurino “Super mamãeOG”. “Ela é barraqueira, mas prometo que não vim brigar com ninguém! Eu te amo, mãe!”.