As unhas se tornaram protagonistas em qualquer produção. Não por acaso, famosos estilosos têm aparecido com as mãos superdecoradas. E as redes sociais estão cheias de referências. Em 2020, esse universo promete mais. A proposta é que as unhas funcionem como tela em branco para experimentar muito!
“A regra é não ter regra e nada de simetria. Uma unha de cada jeito.” A definição dada por Bruna Carone, à frente da Que Beleza! Esmalteria, com a sócia Júlia Roseo, reflete bem o espírito das garrinhas da temporada: descontraídas.
Prova disso são os desenhos de coração, raios, flores, sorrisos, poá e animal print, que estão em alta. Traços “imperfeitos” e mais clean também têm vez. Pinceladas, rabiscos e listras chegam fortes. Para fazer, basta combinar a base com um esmalte de cor diferente e desenhar.
Segundo Bruna, neon, muito glitter, degradês e uma unha de cada cor também são opções bastante procuradas pelos clientes no salão. As unhas multicoloridas e misturas em cores pastéis — ou mesmo tons de nude — são ótimas para iniciantes. Dá para reproduzir em casa e pintar uma unha de cada cor.
Quando a história é o formato das unhas, o estilo amendoado é prático, porque quebra menos. A especialista em unhas e alongamento Tamy Sampaio sugere que quanto mais próximo da aparência natural da unha, melhor.
No studio de Tamy, é comum também a aplicação de pérolas, cristais e enfeites. Para deixar essas aplicações e quaisquer outros trabalhos em ordem, ela trabalha com unhas encapsuladas — outra tendência! Diferentemente da tradicional esmaltação, nessa técnica, as cores e a decoração ficam protegidas entre camadas de produto de acrílico, que dispensa o uso do esmalte tradicional: promessa de menos prejuízo para as unhas e mais durabilidade.
Se jogue!
Já que é tempo de festa… Por que não aproveitar e testar cores chamativas e estilos mais ousado? A certeza de sair do básico vem com a purpurina, rainha do carnaval. Ela pode ser aproveitada na make, para fazer o corpo brilhar e — felizmente — também nas unhas. “Dá um efeito superdiferente e uma sensação 3D incrível”, diz Bruna.
É fácil: basta aplicar a base — e esmalte colorido, se quiser — o glitter e, em seguida, uma camada de extrabrilho por cima. Dica: para a aplicação do glitter, experimente dar leves batidinhas para garantir cobertura. No caso do esmalte que já tem partículas de brilho, vale aplicar um cintilante por baixo para destacá-lo.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte