Revista

Make, ok!

Quer arrasar nos dias de folia? Veja as dicas para fazer uma maquiagem linda e duradoura

Bloquinho, ok! Fantasia, ok! Penteado, ok! Mas se a maquiagem não está ok, a Revista vai ajudar nessa missão. Profissionais da beleza ensinam como fazer com que a make resista à folia.

Antes de tudo, é necessário limpar a pele com o sabonete indicado, seja ele líquido, seja em barra. Feito isso, a hidratação deve ser reforçada para que o rosto segure a maquiagem por mais tempo. Por fim, o protetor solar é produto obrigatório, como garante a maquiadora Nadia Chariti.

Já a make up artist Jessica Pfaffenzeller afirma que outros produtos de preparação de pele também podem ser grandes aliados da maquiagem de carnaval, como é o caso das brumas fixadoras e dos primers. “Opte por maquiagens mais sequinhas e, de preferência, à prova d’água. Quanto às colas de cílios — ou de adereços —, o recomendado é usar as que possuem uma durabilidade maior.”

A produção carnavalesca tende a ser mais artística. Por isso, as especialistas recomendam iniciar a preparação pelo olhos, o que evita que resquícios de sombras manchem a camada de pó ou corretivo. Quanto às cores, tonalidades vibrantes, como amarelo, vermelho, verde e azul, remetem à produção a um ar temático, assegura Nadia Chariti.

Os produtos devem ser usados de forma leve e moderada para evitar retoques. “A base pode ter uma cobertura mais alta, mas é bom evitar camadas grossas para que a maquiagem não corra o risco de derreter. Na boca, batons mais pigmentados podem não ser tão confortáveis, pois precisam de retoque. Cores claras, lip tint e gloss condizem melhor com a festividade”, recomenda Nádia.



Cuidados

Sem dúvidas, o glitter é um item-chave para a produção de carnaval, mas nem sempre é tão fácil assim fixá-los de maneira harmoniosa na pele. A maquiadora Jéssica aconselha passar uma camada fina de cola de cílios nas pálpebras, para que a fixação do brilho seja mais precisa. Outra dica é umedecer o pincel com água termal ou bruma fixadora antes de aplicar o iluminador ou os pigmentos.

Apesar de ser comum testar produtos nesse período, ambas as profissionais recomendam assegurar-se de que o produto pode ser usada no rosto, para evitar qualquer tipo de alergia. Caso queira usar tintas de maquiagem artística, elas recomendam testar o produto, com antecedência, em um pequeno espaço de pele.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte