O excesso de exposição solar, principalmente nesta época do ano, pode acarretar em graves problemas oculares, a curto e longo prazos — mas não se esqueça, os riscos ocorrem em todas as estações do ano.
O médico oftalmologista Eduardo de Lucca indica que a prevenção é muito simples: basta fazer uso de óculos de sol. “Se os olhos estiverem expostos à luz solar forte, por muito tempo, sem uma proteção adequada, os raios UV podem ‘queimar’ a córnea e causar cegueira temporária em questão de horas”, pontua.
E a proteção vale, de igual forma, para as crianças. O oftalmologista recomenda que os pais incentivem os filhos a usarem óculos sempre que expostos ao sol. Além das lentes escuras, considere usar um chapéu com aba larga. Eles reduzem significativamente a exposição aos raios nocivos, orienta o especialista.
Importante: o cuidado deve ser redobrado ao adquirir a lente. A decisão de compra dos óculos de sol deve levar em consideração, primordialmente, o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem. “Dê preferência às que envolvam bem os olhos ou que impeçam a penetração de luz por meio de aberturas existentes entre os óculos e o rosto”, informa.
* Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira