Jornal Correio Braziliense

Revista

Um brinde à saúde

É possível dar as boas-vindas a 2020 sem sair da dieta. São várias as opções de bebidas pouco calóricas. O segredo é ficar atento à quantidade


Com a proximidade das festas de ano-novo, muitas pessoas enfrentam dilema sobre como se divertir e manter a dieta saudável. Resistir aos quitutes e comidas especiais já é difícil o suficiente, portanto, pode ficar tranquilo: você não precisará abrir mão do brinde na hora da virada.

Algumas bebidas alcoólicas têm baixa caloria e até oferecem benefícios ao corpo ; se ingeridas na quantidade correta. ;O vinho tinto seco, por exemplo, tem resveratrol, uma propriedade que ajuda na saúde cardiovascular;, explica a nutricionista Débora Copelli Lima.

As principais dicas para beber um drinque sem sair da dieta são evitar os açúcares e dar preferência às opções orgânicas, sem glúten, para misturas com vodca e gim, e, claro, maneirar na quantidade. ;Quando falamos de bebida alcoólica, o que conta é a quantidade. Uma taça de tinto tem, em média, 120 calorias, enquanto o shot de tequila tem 97 calorias, mas as pessoas costumam tomar mais doses de tequila;, afirma Débora.

A complicada relação entre bebidas e alimentação saudável já é bastante conhecida. Eudóxia Dantas, enfermeira, teve que escolher entre a cerveja ou os resultados positivos na balança. ;Tenho uma briga eterna com a balança, e percebo que sempre que bebo cerveja, minha paixão, engordo e passo a reter líquido.;

Motivada a mudar neste fim de ano, ela seguiu as orientações de uma profissional e substituiu a cerveja pelo gim e o vinho. ;Meus médicos sempre falam que o problema não é a bebida, mas a frequência, então, é melhor escolher destilados, porque, no caso dos fermentados, acabamos bebendo mais;, avalia.

Somada à substituição, a enfermeira passou a se alimentar de forma saudável, fazer atividades físicas e já sentiu os resultados no corpo. ;Perdi entre seis e sete quilos, e tirar a cerveja do cardápio me ajudou muito a acabar com a famosa barriguinha de cerveja.;

Para os cervejeiros de plantão, como Eudóxia, a nutricionista indica as como a Guinnes ; cerveja irlandesa feita com malte, lúpulo e levedura. Ela tem os mesmos benefícios do vinho e cerca de 130 calorias em um copo. As caipirinhas e batidas com frutas são até permitidas, desde que sem leite condensado. E, quando os fogos começarem, escolha espumante brut, que possui menor quantidade de açúcar.
Drinques especiais

O mixologista Gabriel Bernardes explica que tem crescido o número de clientes que pedem bebidas mais saudáveis e que bares e restaurantes procuram criar cada vez mais drinques para suprir essa demanda. ;Busquei trabalhar com sabores que substituem o açúcar, como o licor, e receitas com xarope de açúcar demerara em vez do refinado tradicional;.

Sobre as dicas para a noite de 31 de dezembro, o bar manager do Rubaiyat recomenda atenção aos ingredientes das misturas. ;As gim tônicas podem variar na quantidade de calorias de acordo com a marca das bebidas, mas, no geral, são menos calóricos. Nosso Moscow Mule, que leva soda artesanal de gengibre, tem uma concentração de açúcar menor que os demais, e também é opção;, reitera.

E Débora Copelli completa as indicações: ;O álcool desidrata o organismo, então não deixe de beber água com a bebida alcoólica e comer algo que não contenha frituras;.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Bebidas sem álcool
Quem não faz questão de bebidas alcoólicas tem mais opções. Água, água com gás e chás são as indicações número um. Os sucos de fruta sem açúcar ou adoçante também são ótimas pedidas. Mas atenção às demais opções. ;Não indico o consumo de refrigerantes nem de sucos em pó;, alerta a nutricionista Débora Copelli.