Cada um tem suas razões, mas o fato é que nem todos optam por árvores de Natal tradicionais: verdes de plástico. Para a designer de interiores Sandra Albuquerque, os principais motivos que levam alguns a procurarem modelos alternativos são falta de espaço ou de dinheiro, preocupação com sustentabilidade e estilo pessoal.
;Hoje em dia, são questões cada vez mais relevantes, em especial para os jovens. Mesmo quando têm condições financeiras, já não fazem questão de morar em apartamentos enormes. Além disso, querem decorações que combinem com o estilo de vida deles;, afirma.
A produtora audiovisual Paula Pereira, 25 anos, gosta de reciclagem e de colocar a mão na massa. Há algum tempo, procurou na internet opções de árvores que ela mesma pudesse fazer. ;As de madeiras e galhos eram as que me chamavam mais a atenção;, relembra. Um dia, de bicicleta, viu ripas de madeira jogadas no lixo de uma fábrica de móveis. ;Juntei o que deu e levei para casa;, relembra.
Ela usou a ripa mais grossa como sustentação para as outras, mais finas, fixadas com prego. Só depois que todas estavam presas, Paula as serrou no formato de pirâmide da árvore. Precisou também improvisar: ;Como tudo que eu faço, não sai exatamente como gostaria. Os pregos não fixavam as ripas e todas elas ficavam tortas. Então, usei isso ao meu favor e prendi as ripas atravessadas com fita;, explica. Para a base, ela usou um vaso com terra e pedra, e os enfeites foram aproveitados do ano passado.
Nesse caso, é possível adequar o tamanho da árvore ao tamanho de cada casa. E para quem não tem talento manual, vale procurar um marceneiro para fazer, uma vez que o objeto pode ser usada por muitos anos, com mudanças só na decoração.
Interatividade
Para quem tem crianças e pouco espaço, outra opção são as árvores feitas de feltro para pendurar na parede, que são compactas, tanto quando expostas quanto quando guardadas, e ainda lúdicas. ;Além de enfeitar a parede, elas funcionam como uma diversão para os pequenos durante toda a época natalina, já que podem descolar os enfeites e colocá-los sempre que quiserem;, sugere a decoradora Izabel Gonçalves.
Ela entende, no entanto, que seja uma decoração mais infantil. Mesmo com crianças, portanto, alguns podem preferir tê-la apenas no quarto delas. Na sala, optam por algo mais sóbrio. Ela recomenda, então, enfeitar plantas e vasos que já estão no ambiente ou mesmo usar galho dentro de vasos. ;Há quem enfeite até cactos, fazendo uma decoração natalina bem à brasileira.;
Com luzinhas, pisca-piscas, bolas, fitas, festões e criatividade, tudo pode virar uma bela árvore de Natal.