Jornal Correio Braziliense

Revista

Uma maquiagem no lar

Com intervenções rápidas e pontuais, é possível dar um up em um ambiente sem gastar muito dinheiro nem tempo

[FOTO1]

O tempo e a paciência para reformar andam cada vez mais escassos. Soluções práticas para a decoração são, portanto, sempre bem-vindas. Pequenos ajustes, como a troca de cor das paredes, e composições simples com adornos podem transformar um ambiente, deixando-o de ;cara nova; sem quebra-quebra.

O arquiteto Pedro Henrique Ferreira explica que intervenções rápidas ; que podem ser executadas em até 24 horas ; costumam ser baseadas em pequenas mudanças, que devem ser pontuais, inteligentes e planejadas. ;Funciona como uma maquiagem na casa, o que, além de trazer personalidade, diminui a dor de cabeça e reduz em quase 70% os custos de reforma;, aponta.

O processo pode ser pensado tanto sozinho quanto com a ajuda de um profissional, sendo este o responsável por dar maior agilidade, além de apresentar ideias de intervenções. ;Nem sempre precisa fazer uma grande obra. Muitas vezes, uma consultoria mais rápida e dinâmica é suficiente;, defende.

O primeiro passo para dar um up no ambiente é pensar previamente sobre os pontos alterados ; o que, segundo a arquiteta Juliana Atti, permite que as intervenções possam ser executadas mais facilmente. ;É fundamental se planejar, porque mesmo as menores ações custam tempo e dinheiro. É importante pesquisar sobre tipos de materiais, valores, quanto tempo cada serviço leva para ser executado, entre outros fatores. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e os gastos desnecessários.;

A arquiteta recomenda também uma busca por ambientes de inspirações, que podem ajudar a clarear a mente quanto ao que pode ser feito. ;É bom lembrar de procurar inspirações que estejam alinhadas com a proposta, seja em relação ao tamanho do espaço, seja em relação à verba disponível para a decoração. Os melhores lugares para se inspirar são sites, blogs e redes sociais de arquitetura e decoração;, recomenda Juliana.



Mudanças pontuais

Entre as alterações mais simples e práticas, a arquiteta e youtuber Imira de Holanda aponta a pintura das paredes, que pode ser tradicional ; pintar uma parede inteira de uma cor ; ou mais criativa, podendo brincar com formas geométricas, como triângulos e retângulo. ;A iluminação também faz toda a diferença e não causa grandes transtornos. Uma luminária ou arandelas dispostas no cômodo já são o suficiente para criar cenas na decoração, trazendo a sensação de aconchego e leveza;, aponta.

Outro ponto são os adornos, como almofadas, quadros e tapetes, que preenchem o ambiente e evitam que ele pareça vazio, triste e sem vida. ;No caso dos quadros, não é necessário encher a parede, a escolha da quantidade e da disposição precisa ser astuta. Três quadros dispostos em alturas e posições diferentes conferem um aspecto muito mais coeso do que 10 colocados em linha reta, pois o olhar corre com muito mais facilidade;, exemplifica.

E foi pensando em pequenas alterações que a arquiteta Imira criou um canal no YouTube em que compartilha e ensina o público leigo a decorar a casa de maneira barata e rápida. ;É uma via de mão dupla, pois isso melhora o olhar das pessoas sobre o mercado de arquitetura, elas passam a entender melhor o nosso trabalho, ao mesmo tempo que nós conseguimos alcançar mais pessoas interessadas em reformar ambientes.;