;Adversários não são inimigos, são crianças como vocês, que merecem ser tratadas com muito respeito.; São palavras que o treinador do time do Ajax Estrutural, Alessandro Seco, costuma usar para incentivar seus pequenos campeões a se comportarem sempre como seres humanos diferenciados, que, apesar de terem como endereço um lugar reconhecido por ter abrigado até bem pouco tempo o maior lixão da América Latina, trazem dentro de si todas as possibilidades de assumirem a liderança que merecem na capital federal e se tornarem o exemplo a ser seguido ; inclusive pelos homens poderosos que circulam diariamente pelo Congresso Nacional, tomando as decisões que definem os rumos deste país.
Na semana passada, esse time de campeões veio até a sede da Embaixada da Paz, no Jardim Botânico de Brasília, para trabalhar comigo nos atributos que os preparam para atuar como agentes da PAZ! As crianças chegaram de ônibus e foram recebidas com muito carinho pela nossa equipe: ganharam camisetas, que vestiram imediatamente, e já entraram no auditório estampando no peito o sol da paz.
Eu, como embaixadora e anfitriã do encontro, abri os trabalhos falando sobre a importância dos cinco sentidos na construção de uma paz possível! Mostrei a eles que cada um de nós precisa se esforçar para olhar e ver as coisas com clareza! Para escutar o que o outro está nos dizendo e verdadeiramente ouvir... entender o que está sendo comunicado! Pois os sentidos são uma importante ferramenta para expressar nossos sentimentos e também para perceber os sentimentos dos outros. E podem nos ajudar muito a criar relações respeitosas, pacíficas, pacificadoras.
Fiz também uma distribuição de mandalas de peixes para eles colorirem enquanto compartilhávamos ideias sobre os significados metafóricos da imagem do cardume. Já reparou como se movimentam harmonicamente aqueles indivíduos que sabem que fazem parte de uma mesma comunidade?
Pense num cardume... todos aqueles milhões de peixinhos estão se direcionando para o mesmo lugar. Estão se movendo numa mesma direção. Eles não precisam que nenhum deles vá na frente com uma bandeirinha dizendo vá para cá, vá para lá. Eles sentem para onde têm que ir. E vão. Se movimentam em conjunto, em grupo. E diante de algum obstáculo, eles não se desesperam, não se perdem e não deixam nenhum peixinho para trás. Eles simplesmente se dividem, passam cada um por um lado do obstáculo e, lá na frente, se encontram de novo para seguir seu rumo. Imagem poderosa de como um grupo alinhado tem enormes chances de conseguir alcançar seu objetivo.
Discutimos formas de nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos e como podemos nos tornar capazes de promover o mesmo nos nossos amigos, que jogam, estudam e vivem pertinho de nós no dia seguinte, o treinador Seco me ligou contando sobre a felicidade que eles sentiram e me emocionou ao enumerar os motivos:
A alegria de ter um dia no Jardim Botânico ; não só pela dificuldade da distância física, mas também pela distância social. Da alegria de estar num evento comigo e ainda com alimentação! Palavras dele: ;É muito bom ver aqueles moleques comendo com fartura os lanches caprichados que foram preparados para eles;. E da bela troca que aconteceu ; eles ofereceram a força da alegria e da simplicidade deles ,e nós, da embaixada, com tanta informação e carinho.
Obrigada, Ajax Estrutural, vocês são verdadeiramente geniais!