Assim como na moda ; em que as tendências retornam de tempos em tempos ;, os elementos usados em projetos de decoração são igualmente cíclicos. Matérias-primas como pedra, linho, macramê, couro, palha, madeira e bambu têm sido largamente utilizadas por arquitetos e designers para promover uma atmosfera aconchegante ao lar ; sem perder o toque de modernidade.
A vontade de trazer de volta tais materiais para a decoração é uma tentativa de reaproximação com verde e o natural. ;Além do uso de plantas dentro de casa, vemos isso na presença de peças que evidenciam o uso dos elementos naturais, como acessórios, mobiliários e objetos mais rústicos;, pontua a designer de interiores Patrícia Hagobian.
A arquiteta Claudia Alionis acredita que utilizar materiais naturais na decoração é uma resposta à vida moderna. Com o cotidiano das grandes cidades cada vez mais estressante e corrido, as pessoas adotam esse estilo, entre outros motivos, pela vontade de se aproximar mais da natureza e se distanciar do concreto das grandes cidades.
;Esses materiais têm uma energia natural que nos faz desacelerar. Usar isso faz com que o ambiente fique mais aconchegante e mais gostoso, é uma coisa bem intuitiva, já que vem do nosso corpo;, afirma.
As cores também são aliadas na hora de pensar um ambiente mais relaxante. E para obter o resultado, os tons terrosos costumam ser os mais procurados para somar aos projetos com elementos que remetem à natureza.
Entretanto, é necessário ter alguns cuidados para dosar com parcimônia. ;Temos que ter cuidado em misturar os materiais e cuidar deles, pois precisam de manutenção, como resina para preservar a durabilidade. Lembre-se, também, de ter o bom senso ao misturar os materiais de forma harmoniosa, com um profissional, para que não fique desequilibrado;, aconselha.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte
Tons terrosos
No projeto de Martins Valente, o arquiteto faz uso de tons terrosos. Além disso, apostou no uso pontual da iluminação e no mix dos materiais e texturas, como madeira, tijolinhos aparentes e porcelanato.
Plantas e bambu
O duo plantas + bambu contribui para um ambiente com aspecto acolhedor. A designer de interiores Patrícia Hagobian combina os elementos e proporciona maior informalidade ao cômodo.
Palha
A dupla Fadul Copello assinou um espaço onde desenvolveu uma sugestão de decoração criativa e acessível, usando a palha. O elemento gerou um efeito visual bem bonito e descolado.
Madeira
Este tipo de ideia na decoração é muito bacana, pois valoriza, de forma criativa e conceitual, uma matéria-prima tão presente em nossa cultura: a madeira. Sem contar que as pessoas podem reproduzir em casa sem gastar muito.
Macramê
Claudia Alionis usa em seus projetos elementos boho, com a presença de materiais como tijolinhos, tons avermelhados, rendas e macramês.
Deixe o ambiente mais natural
- A luz natural contribui para criar uma atmosfera mais aconchegante. Aproveite os espaços com janelas, por exemplo, para um espaço de leitura ou descanso.
- Plantinhas em todo lugar! Seja na sala, no quarto, seja na cozinha e até no banheiro. Acredite: as plantas conseguem dar um toque de cor ao ambiente na medida certa. E mesmo morando em apartamento, é possível deixar o lar cheio de vida. Já pensou em uma hortinha na varanda?
- Materiais e cores que lembram elementos da natureza são ideias para a construção de um ambiente rústico. Você pode optar por peças de artesanato, estantes e armários de madeira, objetos de decoração de palha ou macramê, itens com pedrarias e fibras... O legal é se jogar ; e abusar da criatividade.