Jornal Correio Braziliense

Revista

Boxes nada triviais

Técnicas de design permitem que os banheiros fiquem camuflados, seja por trás de um grande espelho, seja de uma parede fosca

[FOTO1]

Em revistas de decoração e em mostras de arquitetura, é comum vermos banheiro e boxe dentro do quarto, sem paredes. O primeiro pensamento é que se trata de algo apenas conceitual, impossível de replicar em casa. Afinal, na vida real, é preciso privacidade. Ainda que se more sozinho, a diarista aparece uma vez por semana, amigos, parentes e crushes visitam, e todo mundo quer fazer as necessidades ou tomar banho sem que outros acompanhem o momento.

A arquiteta Natalie Tramontini, do Estúdio Freijó, garante que é possível fazer isso em casa. A única diferença é que, em mostras, não se costuma colocar exaustor, já que o espaço não será usado. ;É bacana porque o banheiro pode ser bonito, ter peças bonitas e, assim, integrar o resto do ambiente com revestimentos parecidos com o do exterior dele;, afirma.

Segundo ela, uma das vantagens de fazer um banheiro integrado é não dar sensação de claustrofobia e permitir até uma certa socialização entre quem está fora e quem está dentro. Na CasaCor deste ano, o escritório dela usou uma nova tecnologia de box, que pode ficar completamente transparente ou fosco. Basta apertar um botão.

A opção também é boa para economizar espaço e, em alguns casos, até para simular um lavabo. Em um apartamento com apenas dois banheiros, como o do perfil no Instagram @ap908c, um boxe que não mostra o que há do outro lado foi opção para esconder o chuveiro e os utensílios pessoais que normalmente o acompanham ; xampu, condicionador, sabonete. Dependendo da luz que está acesa, o boxe se torna uma grande parede de espelho, e parece que se trata apenas de um lavabo para visitas.

A arquiteta Juliana Sousa explica que o lavabo é como um cartão de visita. É um ambiente pensado para agradar quem está de passagem. Dessa forma, vale colocar um sabonete líquido bem cheiroso, algum creme hidratante para as mãos. No entanto, objetos muito pessoais devem ficar de fora ou, pelo menos, guardados longe dos olhos dos visitantes. É isso que um boxe que não permite que se veja o chuveiro promove. ;É uma praticidade para os donos da casa, que não precisam esconder as coisas sempre que alguém visita, e uma boa estética para quem não é dali e está usando o espaço;, afirma a profissional.

Vale a pena checar as opções de vidros para boxe e fugir do simples e comum.