Jornal Correio Braziliense

Revista

Ambientes premiados

Conheça um pouco dos projetos vencedores da 3ª edição do prêmio Correio Braziliense CasaCor 2019

Se a 3; edição do prêmio Correio Braziliense Casa Cor 2019 pudesse ser resumida a uma palavra, com certeza seria reconhecimento. Patrocinado pela Eurobike, o concurso contou com 12 categorias, sendo quatro delas abertas ao voto popular, e uma menção honrosa. As demais foram avaliadas por um júri técnico composto por profissionais ligados às áreas de arquitetura, design de interiores, design e paisagismo, jornalismo e marketing. Os vencedores receberam ; e celebraram ; o troféu na última sexta-feira.

Organizadora da CasaCor Brasília, Eliane Martins aponta que a premiação é o momento de reconhecimento do profissional, seja pelo público, seja pelo júri técnico. ;Isso cria um estímulo para que os profissionais deem o seu melhor, antecipe tendências e se esmere na conquista desse prêmio de extrema importância.;

Além do júri especializado, os leitores puderam escolher os ambientes preferidos: sonho de sala, de banheiro, de cozinha e de quarto. ;Esse é o único prêmio que valoriza o trabalho profissional de arquitetos reunidos na mais importante mostra de Brasília. O Correio Braziliense, por meio do voto direto no seu site, abre espaço para a participação da comunidade com a eleição dos ambientes preferidos;, explica a superintendente de Marketing do Correio, Cilene Vieira. Conheça um pouco mais dos projetos vencedores.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Júri técnico


Projeto mais original
Lounge Bar
O ambiente inspirado no clima seco do cerrado é assinado pela arquiteta Angela Castilho e pelo engenheiro Alex Rodrigues, que levaram madeira, texturas rústicas, tons quentes, bambu, areia, barro, pedras e tecidos de linho e algodão para compor o lounge.

Melhor uso de obras de arte
Espelho da Alma
Com pilares em memória, afeto e beleza, o ambiente do arquiteto Hélio Albuquerque e da designer de interiores Sonia Peres reflete o ;bem viver;, com objetos pinçados pela vivência do olhar.

Melhor projeto de iluminação
Casa Finitura
A arquiteta Deborah Pinheiro buscou valorizar as características originais da Casa da Manchete, projeto de Oscar Niemeyer, ao unir a estrutura de concreto existente com novos materiais, ressignificando um espaço de referência histórica para Brasília.

Uso comercial
Galeria Janela
Assinada pela arquiteta estreante Gabriella Chiarelli, da Lez Arquitetura, a Galeria Entre.Quadros foi inspirada no pôr do sol de Brasília, clicado pelas lentes do fotógrafo Bento Vianna. No espaço, as cores vivas e os tons terrosos predominam.

Melhor paisagismo
Pavilhão São Geraldo
O projeto da arquiteta, urbanista e botânica Marina Pimentel e SAINZ Arquitetura busca reconectar o urbano e a natureza ao utilizar uma vegetação densa, tropical e exótica em uma arquitetura limpa de efeitos sonoros e visuais.


Prêmio Especial
Restaurante Arauco
O projeto idealizado pela arquiteta e urbanista Priscila Gabriel, do STUDIOPIPPA, traz um ar nostálgico por meio do mobiliário de antiquário. Concreto, madeira, ferro e luz complementam o ambiente.

Projeto mais ousado
Galeria Só Reparos
Assinado pelo arquiteto, artista plástico e designer Leo Romano, o ambiente propõe uma experiência com a sensação de introspecção. O leiaute livre é composto por cores claras, poucos móveis e objetos que contracenam com os elementos naturais do local.

Melhor projeto
Casa Capital
O ambiente dos arquiteto Ney Lima e Walléria Teixeira traz materiais sustentáveis, desde o piso vinílico até a tinta utilizada nas paredes. O mobiliário é exclusivo, assinado pelo renomado designer Jader Almeida, com destaque para o sofá de forma orgânica, que possibilita várias composições.

Menção honrosa
Espaço convivência
Baseado na filosofia oriental Wabi Sabe, que traz a reflexão da beleza por meio de elementos ;imperfeitos;, o ambiente assinado pela dupla de arquitetas Yeda Garcia e Elaine Verçosa proporciona integração e aconchego.

Júri popular


Sonho de Banheiro e Sonho de Quarto
Loft Gabbro
Assinado por Guilherme Bussamra e Elisa Fraga, da Guel Arquitetos, o ambiente trabalha a permeabilidade espacial por meio do uso de um muro de gabião, que divide os espaços e os tornam apreciáveis de qualquer ponto. Minimalista, o projeto trouxe um mobiliário contemporâneo e poucos objetos e adornos.

Sonho de Sala
Espelho da Alma
Também vencedor do prêmio técnico Melhor uso de obras de arte

Sonho de Cozinha
Loft On/Off
De André Alf e Marina Lage, da Alf Arquitetura, o projeto busca equilibrar o uso da tecnologia com elementos naturais por meio de materiais como madeira, palhinha e pedra natural, que fazem contraponto ao videowall.


O troféu
O troféu da 3; edição do prêmio Correio Braziliense Casa Cor 2019 é uma criação da artista plástica Iêda Jardim. O objeto consiste em um prato de porcelana arredondado que busca simbolizar o Planeta Casa, temática do evento. Na superfície do prato, o desenho de um casal no interior de uma casa foi idealizado em parceria como o arquiteto Leo Romano e decorado com ouro 18. ;É um objeto decorativo, apoiado a um suporte de acrílico. O uso da transparência foi essencial para trazer a ideia de leveza e a sensação de que a peça está flutuando;, explica Iêda. Esta é a primeira vez que a artista é convidada para confeccionar um objeto para o Casa Cor. ;Eu me sinto muito honrada em ter sido convidada para fazer o troféu do prêmio deste ano. Acompanho o trabalho dos organizadores há muito tempo e é um marco participar desse evento que, para mim, é um diferencial aqui em Brasília.;