Na semana que passou, participei de três eventos incríveis que me fizeram refletir sobre a importância de percebermos o papel fundamental dos líderes na condução dos acontecimentos. Uma comunidade que segue os ideais de um grande líder aumenta suas chances de alcançar grandes conquistas.
Na quarta-feira, a Embaixada da Índia ofereceu uma linda recepção celebrando uma data inesquecível. Se estivesse vivo, Mahatma Gandhi completaria 150 anos. Desnecessário lembrar o quanto a influência desse mestre teve impacto altamente positivo na história do seu país. Com sua mente revolucionária, libertou, de forma pacífica, a Índia da opressão colonialista exercida pela Inglaterra.
Ahimsa (não violência ativa). Que conceito formidável, usar a inteligência das multidões pacificadas para atingir seus objetivos sem derramamento de sangue.
Gandhi merece o lugar que ocupa na história e no imaginário coletivo como um dos homens mais formidáveis da nossa era. A embaixada ofereceu música da melhor qualidade, palestras e danças para comemorar o legado deixado pelo herói.
Outro evento muito inspirador foi o Innova Summit, uma conferência sobre inovação, que levou ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães 90 palestrantes, sem contar com uma bela exposição comercial, consultorias para empresas, exposição de artes, atividades de networking, performances e shows ao vivo;
Entre os grandes mestres que pisaram no palco, destaco o maestro João Carlos Martins, pianista clássico que durante muito tempo ocupou o lugar de maior destaque da Sinfônica de Boston. A vida lhe preparou um enorme teste, e ele passou com nota máxima!
Depois de um acidente que o impediu de seguir a carreira de pianista, deu um show de resiliência e se reinventou como maestro, conduzindo orquestras nos Estados Unidos, na Europa e aqui no Brasil! Fundou, também, projetos sociais incríveis e seguiu a vida sem permitir que a tragédia diminuísse seu brilho intenso.
E ontem, durante a intensa programação da festa de 45 anos da Praça da Harmonia Universal, o adorável mestre Woo, mais uma vez, encantou a população da capital com sua sabedoria profunda e generosidade comovente.
Gandhi, João Carlos Martins e mestre Woo me encheram de inspiração, coragem e vontade de exercer meus talentos e oferecer ao mundo minha melhor versão de mim mesma.
Honrar os mestres é um convite para que todos possam fazer o mesmo.