As oportunidades de aprendizagem são infinitas. Em tempos difíceis, de pouca fartura e muitos desafios, precisamos de guias que iluminem nossos caminhos, temporariamente escurecido pelas sombras do desemprego, das desigualdades, da destruição... Por isso, aproveito este espaço para compartilhar com o amigo leitor as sábias palavras do meu querido amigo monge Sato, que sempre trazem muita clareza à minha vida:
Prezada comunidade,
Terminamos a 46; Quermesse Budista de Brasília que, sem o esforço dos colaboradores, sem a generosidade do voluntariado e sem a tolerância compreensiva da vizinhança, não se realiza.
O Templo é onde se guarda em consignação as três joias da espiritualidade budista, que são: o Buda, o Darma e a Sanga. Buda representa a utopia do bem comum, o ideal sempre a ser perseguido. Darma são ensinamentos sobre a vida e a morte iniciados por Sidarta Gautama ; Buda Shakyamuni ; e que vêm sendo transmitidos por seus seguidores há 25 séculos como a luz da sabedoria e da compaixão, válida para todos, para todas as épocas e todos os locais. Sanga é o exercicício coletivo do caminho para a bem-aventurança, respeitando-se a liberdade individual.
O lema para este ano foi: ;Os caminhos da bem-aventurança: espíritos em liberdade;.
Vivemos um momento muito especial, auspicioso, mas em crise. É a transição de uma civilização que alcançou o esplendor de progresso material graças ao estupendo avanço científico e tecnológico ; a fim de que toda a humanidade possa libertar-se finalmente da escassez e gozar continuamente os benefícios da abundância e da fartura. Paradoxalmente, as desigualdades crescem, provocando violência entre os seres e contra a natureza.
Crise em ideograma ; emoji ; representa justamente sofrimento e oportunidade.
É uma sábia indicação que o sofrimento que vivemos há de ser aproveitado para melhor refletir sobre o caminho da bem-aventurança na interculturalidade, interssociabilidade e interreligiosidade. Que haja avanço da espiritualidade em liberdade, a nível global, nacional, local e, naturalmente, na comunidade, no interior de cada família e na intimidade de cada um.
Que todos possam alcançar a Terra Pura, em que todo o bem que queremos ao outro se realiza, e todo o bem que os outros querem à gente se realiza.
A Quermesse do Templo Shin-Budista da Terra Pura é demonstração dessa interculturalidade, interssociabilidade e interreligiosidade no compartilhamento da espiritualidade da alegria e da felicidade. Ela só se viabiliza com a colaboração, dedicação e compreensão de vocês.
NAMANDABU NAMANDABU NAMANDABU
É o próprio o nome da luz que recitamos para expressar nosso agradecimento à vida de todos e de cada um de vocês.