Elas podem ser terceira peça ou até a protagonista do look. Pequenas, médias ou grandes, as bolsas estão entre os acessórios mais queridos ; e desejados ; entre as mulheres. Muito mais do que um porta-pertences, elas reforçam a personalidade e a feminilidade.
A moda mostra que os primeiros registros do acessório são ainda da pré-história. Homens e mulheres guardavam materiais de caça, além de comida, dentro de bolsas. Com o passar dos anos ; e civilizações ;, os designs foram reformulados e elas se tornaram item indispensável para o dia a dia. Um dos fatores que contribuiu para isso foi a independência conquistada pelas mulheres, que passaram a ter jornadas de trabalho longe de casa e precisavam de um local para armazenar os itens pessoais.
Sabendo da paixão despertada nas mulheres, as grandes marcas encontraram a oportunidade de transformar as bolsas em peças-desejo no guarda-roupa feminino. ;A bolsa é tão importante quanto o sapato, mesmo que não a carreguemos o tempo inteiro. Ela é responsável por dar um tom na composição do look, seja de sofisticação, seja de modernidade;, afirma a consultora de estilo e imagem Flávia Buchalla.
A consultora pontua que a maioria das tendências encontradas nas lojas de fast fashion é inspirada em modelos das grandes marcas. ;A minha dica sempre é investir em uma bolsa que combine com a sua rotina e estilo de vida. Mulheres organizadas gostam de bags com divisórias, já as mais práticas preferem bolsas sem divisórias e que consigam ver tudo o que tem dentro. Vai de gosto e necessidade.;
Analisar o material da bolsa é um ponto importante. A consultora de estilo Camila Rosa recomenda observar os detalhes da costura, o tratamento do couro ; caso seja o material escolhido ;, se as estampas estão em sincronia e se há uma identificação com o modelo da bolsa. ;Se for investir em uma bolsa de marca, aconselho a fazer um cálculo a longo prazo para ver se vale a pena, e se ela realmente combina com as cores do seu guarda-roupa e estilo;, indica.
Hoje, ter uma bolsa versátil e de fácil combinação é um desejo comum entre as mulheres. Pensando nisso, a Revista separou um guia de como escolher a bolsa perfeita para o seu estilo.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte
A empresária Julia Alcântara aposta na mochila da marca Tudo Orna para um visual mais despojado. De alça regulável, ela pode ser usada, também, como bolsa
Transição perfeita entre a maxi e a midi, as bolsas médias são ideais para quem busca um modelo versátil. Tássia Naves usou uma bolsa Dior para trazer mais modernidade à produção.
Reforçando a praticidade e a comodidade para carregar muitos itens, a empresária e influencer Camila Coelho optou por uma maxibolsa da Christian Dior para viajar.
A blogueira Rayza Nicácio brinca com o hi-low das peças da produção e adiciona a pochete ao look. Para Flávia Buchalla, esse mix garante jovialidade e informalidade.