Cenário paulista, meu!
Apesar de fazer parte do chamado eixo Rio-São Paulo, em que se concentra o mercado audiovisual brasileiro, a capital paulista nem sempre é cenário das produções que produz. Pelo menos, não era... É que nos últimos meses, São Paulo tem mostrado sua cara em séries e novelas brasileiras. Só nesta semana, a cidade apareceu em cinco produções ao mesmo tempo. Além de ser a cidade em que se ambienta as novelas A dona do pedaço e Órfãos da terra (ambas da Globo), Sampa é o cenário de três séries que chegaram à telinha: Pico da neblina (HBO. foto ), Rotas de ódio (em sua segunda temporada no canal Universal TV) e Sintonia (Netflix).
Em duas delas, Pico da neblina e Sintonia é a periferia paulista que está na tela. Algo ainda mais incomum, já que as produções costumam utilizar esse tipo de contexto normalmente tendo o Rio de Janeiro como foco. ;A gente tem muito o universo da favela do Rio de Janeiro, isso desde Cidade de Deus. Mas, no caso do Biriba, ele vive uma periferia, num barro com classe média baixa. Não estamos falando de favela, de morro. Mostrar essa realidade é uma tentativa de ser o mais real possível. E acho que a gente conseguiu mostrar São Paulo de um jeito único e específico;, analisa Quico Meirelles, diretor de Pico da neblina, série que retrata a história um ex-traficante que busca a legalidade após a maconha se tornar legal no Brasil.
Desde o início da TV
Hoje é comemorado o Dia da Televisão no Brasil. Portanto, nada mais justo do que o Próximo Capítulo prestar uma homenagem a um dos pioneiros da televisão brasileira. O ator Lima Duarte (foto) estava presente no dia da inauguração da TV no Brasil, em 18 de setembro de 1950, em São Paulo. Naquele dia, Lima fez parte do primeiro show da televisão brasileira, na TV Tupi, ao lado de nomes como Lolita Rodrigues, Assis Chateaubriand e Inezita Barroso, entre outros. Em tantos anos de carreira, Lima marcou nossas vidas com personagens marcantes.
O que vem por aí
Hoje, às 22h, a HBO lança a segunda temporada da série Succesion
A partir de 14 de agosto (quarta), o Globoplay disponibiliza as temporadas de Smallville (foto)
Na quinta (15 de agosto), especial com Whindersson Nunes, intitulado Adulto, chega à Netflix
Mindhunter ganha novos episódios a partir de 16 de agosto (sexta) também na Netflix
Maratona especial
No Dia dos Pais, a programação televisiva é influenciada pela data. E, se você quiser aproveitar o dia, para fazer uma maratona ao lado do seu patriarca, a gente te ajuda! O Multishow dedicará a tarde para os papais com episódios especiais. A partir das 16h15, o canal exibe o capítulo Saiu ao papel da série Os Suburbanos. Às 16h45, tem o episódio de Bernardinho e Bruninho (foto), pai e filho do vôlei brasileiro, no Vai Fernandinha. Às 17h30, serão transmitidos dois episódios da estreante série O dono do lar, sobre um pai que assume o comando da casa: A mentira e A reunião.
Liga!
As aberturas das novelas da Globo vivem um momento como o dos áureos tempos ; com música e imagens adequadas à trama que elas anunciam. Malhação tem um dueto inusitado entre IZA e Milton Nascimento; Órfãos da terra chega embalada pelos Tribalistas numa música que casa perfeitamente com a história; Bom Sucesso traz Zeca Pagodinho e Teresa Cristina dividindo os vocais num clássico de Cartola, O sol nascerá; e A dona do pedaço tem bolos dançando ao som de Tá escrito, com Xande de Pilares. De quebra, o Vale a pena ver de novo está exibindo a reprise de Por amor e sua abertura com fotos da vida de Regina e Gabriela Duarte ao som de Falando de amor.
Desliga!
As empresárias de A dona do pedaço e Bom sucesso precisam urgentemente de uma consultoria de como evitar roubos a senhas. Em tempo de hackers à solta, Maria da Paz (Juliana Paes ; foto) escolheu a data de nascimento da filha, Josiane (Agatha Moreira), como senha do cofre e contou para algumas pessoas. Resultado: Josiane, que sabia o segredo, pegou o dinheiro da própria mãe. Já Nana (Fabíula Nascimento), herdeira e executiva da editora Prado Monteiro, de Bom Sucesso, não podia deixar que um relatório de gastos caísse nas mãos dos credores da empresa. Ardilosa, a secretária dela, Gisele (Sheron Menezes), precisou de apenas um palpite para entrar no computador da chefe e colocar o negócio familiar em risco. Olho vivo, gente!