postado em 21/07/2019 04:10
Especialmente em temporadas mais frias, apostar em várias camadas é um ótimo truque para se aquecer. Além de proteger o corpo das temperaturas mais baixas durante o inverno, casacos, blazers, coletes, jaquetas, quimonos ou até mesmo uma chemise podem ser usados para somar em um visual básico e comunicar uma mensagem bem mais fashionista e atual.
O artifício também é uma boa alternativa para mudar completamente uma produção simples e deixar o guarda-roupa mais sucinto e sustentável. A terceira-peça é constantemente apontada pelos especialistas da moda como sendo o componente capaz de transformar desde visuais mais trends até os mais formais e corporativos.
A consultora de estilo e imagem Gabriella Santos afirma que um terceiro componente pode, e deve, ser usado para criar conceitos diferentes em uma mesma roupa. ;Sabendo utilizá-las a seu favor, basta usar a imaginação e se jogar nas ideias que surgirem;, aconselha a consultora.
Graças à versatilidade das peças, a consultora de imagem e estilo Crica Mesquita aponta, ainda, que uma combinação bem-feita também pode ser usada para valorizar atributos ou ocultar pontos que não agradam. ;Desde alongar a silhueta, disfarçar os quadris e até esconder partes do corpo que incomodam;, descreve.
Sobre como escolher as peças, a indicação é confiar em si mesmo e apostar no autoconhecimento. ;Conhecer o corpo e saber do que gostamos na gente e o que não nos agrada pode definir o tipo de terceira peça que usaremos mais;, aconselha Crica Mesquita.
Pensando em várias ocasiões e estilos, a Revista separou algumas dicas para apostar na terceira-peça a seu favor.
*Estagiárias sob supervisão de José Carlos Vieira
Quimono
Além de ser superestiloso, o quimono garante personalidade imediata à produção. Durante o inverno, vale apostar em peças com material mais quentinho, como lã ou tricô. No verão, use e abuse de quimonos de tecidos leves combinados com shorts e saias jeans ou até com função de saída de praia.
Jess Fray usou quimono alongado para a compor o look. Apesar do visual mais praiano, a peça dá um toque mais requintado.
A digital influencer Leonie Paula investiu em um quimono de mangas compridas. Além de ser mais quentinho, a cor contribuiu para arrematar o estilo com tons mais neutros.
Poncho
Conforto é a palavra das temporadas mais frias e os ponchos são símbolo de aconchego e estilo. As peças ; tradicionais pelo trabalho artesanal dos povos latino-americanos ; ganharam padronagens e texturas diferentes e mais contemporâneas, como nas passarelas de Ferragamo, Missoni, Oscar de La Renta e Tory Burch
Outono 2019 da Oscar de La Renta: o poncho ganhou estampass. Crica Mesquita indica usar partes de baixo mais coladas
A leitura de Salvatore Ferragamo, também no outono 2019, é mais singular ; o diretor-criativo da marca, Paul Andrew, apostou no couro.
Colete
Os coletes são as peças mais democráticas e atemporais da categoria. Podem ser usados em qualquer ocasião, só dependendo do tecido, do comprimento e das aplicações. Os de alfaiataria, por exemplo, transformam qualquer look simples em social, já os coletes jeans funcionam muito bem em uma composição mais despojada.
O colete proporciona mais elegância à produção monocromática da atriz Zendaya. O vermelho vem com tudo no verão. Fique de olho
Em oposição à alfaiataria, os coletes jeans garantem jovialidade e um ar descontraído à combinação. A blogueira italiana Chiara Ferragni combinou com o vestido romântico, em contraste com o coturno.
Capa
As capas viraram uma supertendência nas passarelas durante a temporada de outono/inverno de 2019. Gabriella Santos indica que a terceira peça pode ser muito versátil para o clima mais frio de Brasília e sugere a preferência por capas mais neutras para quem tem dificuldade de ousar em cores.
No evento de lançamento do filme Homem-Aranha: longe de casa, Zendaya usou blazer alongado da marca Neil Barrett como capa.
Vic Ceridono escolheu vestido e capa da marca brasileira Candy Brown. A peça é ideal para ser usada em eventos diurnos quando a temperatura está mais amena.