S e você é fã de novelas, deve estar mais do que familiarizado com o rosto de Miguel Rômulo. Somente nos últimos dez anos, o ator de 27 anos esteve em oito novelas, sem falar nas participações especiais. Versátil, ele foi do Felipe de Caras & bocas (2009) ao Marquinhos de Malhação ; Vidas brasileiras (2019), passando pelo Cícero de Cordel encantado (2011), que há pouco podia ser (re)visto no Vale a pena ver de novo. Atualmente, Miguel Rômulo vive a drag queen Sabrina na novela Verão 90, folhetim da faixa das 19h da Globo.
;Os personagens LGBT têm que sempre estar representados numa novela de uma forma inteligente, positiva, sem estereótipos;, afirma Miguel Rômulo, em entrevista ao Correio. ;A Sabrina existe pra isso: pra mostrar que todo mundo é igual, independentemente da sexualidade;, completa.
Animado, Miguel classifica Sabrina como um divisor de águas da carreira dele. ;A Sabrina é um personagem que tem muita coisa pra passar, muitas informações para quem não entende, para quem tem a cabeça fechada, muitos ensinamentos para quem se identifica com ela. Nesse momento da minha carreira, não teria coisa melhor para eu fazer;, comemora.
Mais do que divertir ; já que Verão 90 é uma comédia com ares de chanchada ;, Sabrina chega para conscientizar e chamar a atenção para o respeito com as transformistas e com toda uma comunidade. ;Quando o preconceito está grande, é o momento de todo mundo se unir e lutar contra ele. Fazer a Sabrina agora é o melhor momento;, avalia.
E não é só o público que tem o que aprender com a personagem: ;Eu tirei muita coisa boa da Sabrina. Acho que o principal é a sensibilidade dela, que é muito forte. Ela tem um coração muito grande, com uma relação muito boa com o Candé (Kayky Brito), com o Patrick (Klebber Toledo) e com o João (Rafael Vitti). Ela tem uma energia positiva muito grande. Quando ela sobe no palco, ela fica muito forte. Essa é a ideia do universo transformista: lutar contra os padrões da sociedade, contra o preconceito;.
O ano de 2019 trouxe um gostinho especial para Miguel Rômulo. Ele podia ser visto como Sabrina e também na reprise de Cordel encantado e ainda tinha acabado de sair de Malhação. ;Meu personagem de Malhação tinha tudo de diferente da Sabrina e fazer isso em pouco tempo é a magia da televisão, do teatro, do ator. Já Cordel, é uma das novelas que eu tenho mais carinho, era um presente mesmo e foi muito importante profissionalmente falando;, afirma.
Leia entrevista completa com o ator Miguel Rômulo no blog Próximo Capítulo.