O sucesso é algo que se conquista diariamente e depende da qualidade de nosso estado interno. Por maior que seja a casa em que se more, por mais caro o veículo que lhe leve por aí, por mais recheada que esteja a conta bancária, se sua realidade interna for de angústia, sofrimento ou confusão mental, pouco importa que os outros lhe considerem uma pessoa de sucesso. A qualidade das experiências que vivemos é o que realmente define uma vida bem-sucedida.
Os Vedas, textos religiosos hinduístas, considerados as mais antigas escrituras da filosofia da Índia, dizem que somos seres divinos, que a felicidade permanente é nosso estado natural e que é o esquecimento dessa verdade que nos impele a buscar a felicidade fora de nós. Na satisfação de desejos, na busca de gratificação pessoal e nas diversas formas de prazeres sensoriais.
Uma prática poderosa, no entanto, nos permite acordar desse estado de esquecimento e vivenciar a felicidade permanente, que é o que somos realmente. Tal prática se chama ioga e vem se popularizando cada vez mais no Ocidente, desde que ultrapassou os círculos fechados dos sábios indianos e seus discípulos.
Na próxima sexta, 21 de junho, no Auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, haverá, às 15h, uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Ioga. O simpósio Yoga para corpo, mente e espírito terá a participação do doutor em medicina ayurveda, iogue e escritor José Rugué Ribeiro Jr., da médica indiana, praticante da cultura védica no canto de mantras, pujas e yagyas Bharati Lele e do especialista em chikitsa e shalya tantra Avinash Lele.
Os especialistas estarão disponíveis para ampliar o entendimento do público brasileiro no tema, e fica aqui o convite aos leitores que se interessarem pelo assunto. O encontro será gratuito e aberto.