Jornal Correio Braziliense

Revista

Anos 1990 na cabeça

Com uma pegada vintage, o uso de presilhas no cabelo tem conquistado as fashionistas


Os anos 1990 são tendência na moda há algumas temporadas. Tênis, estampas, comprimentos e acessórios dessa década caíram nas graças das fashionistas no Brasil e mundo afora. Agora, é a vez de as presilhas para madeixas fazerem a cabeça das apaixonadas por moda e beleza. ;Os acessórios de cabelo eram muito fortes na década de 1990, a exemplo das boinas e das fitas;, explica Andreia Lopes, consultora de estilo.

Segundo Andreia, as presilhas começaram a aparecer nas passarelas de marcas como Gucci e Chanel antes de invadirem as ruas. ;Os acessórios voltaram na onda dos anos 1990, mas agora com versões mais glamourosas e para todos os estilos.;
Para as mais ousadas, existem versões de grampos com palavras escritas em strass, que deixam qualquer composição divertida. As mais clássicas podem optar por presilhas com aplicações de pérolas ou estampa de tartaruga, explica Andreia Lopes.

Ela acredita que a moda tem espaço ainda para crescer. ;Em tempos de vida corrida, acessórios fáceis que alteram o look são muito importantes;, justifica. As presilhas, em seus diversos modelos, são capazes de transformar um visual calça jeans e camiseta em algo mais interessante.

Os grampos vêm acompanhados de outros acessórios de cabelo que prometem bombar nas próximas estações, como as scrunchies (elásticos de cabelo decorados), as faixas e os arcos.

Como usar?


A cabeleireira Giovana Eça, do salão Desiderata, afirma que as presilhas são excelentes para quem quer dar mais informação de moda em um look. ;Elas deixam o penteado mais elaborado;, explica. Para ela, o acessório cabe em rabos-de-cavalo, coques e até para prender a franja, em opções mais despojadas.

;Muitas presilhas têm formato de broche e parecem joias;, comenta Giovana. Segundo ela, as mais fashionistas podem apostar em acessórios nesse estilo mais elegante para eventos formais também, como casamentos.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte




Na Passarela


Até os tradicionais grampos ganharam espaço nas passarelas. Na última edição do Minas Trend, que ocorreu em abril, vários desfiles apostaram no acessório para complementar a beleza. A consultora de estilo Andreia Lopes explica que, quando usados em conjunto, às vezes cruzados na lateral do cabelo, são um ótimo truque de styling. Presilhas com frases, brilhos ou pedrarias também são ótimas opções. O desfile do Coletivo Alagoas contou com cabelo preso em coque baixo e grampos na lateral, prendendo a franja. A coleção apresentada tinha como tema o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e a beleza era inspirada na vida no sertão.