Jornal Correio Braziliense

Revista

Tranças fashion para as festas juninas

Quer arrasar nas festas juninas sem perder o estilo? Aprenda a fazer tranças descoladas


As festas juninas estão chegando, e o look caipira começa a aparecer nos inúmeros arraiais que agitam Brasília. As marias-chiquinhas e as tranças duplas são os penteados preferidos para esta época, mas que tal aproveitar as possibilidades que as tranças podem trazer e dar um toque fashion para o visual caipira?

Independentemente do tipo de trança escolhido, alguns cuidados são essenciais para que o penteado dure mais. O cabeleireiro Breno Tavares, do Studio Marcela Leoni, ensina que quanto mais justa a trança, mais tempo ela vai durar.

Breno explica que o cabelo recém-lavado tem pouca oleosidade e textura, o que facilita a volta à forma original. Então quando o fio estiver bem limpo, a dica é usar pomadas modeladoras ou até mesmo gel, antes de começar a trançar.

A visagista Clarissa Frota aconselha o uso de xampu seco e sprays na hora de deixar a cabeleira com textura, e acrescenta que as tranças são uma ótima alternativa para o dia em que não dá tempo de lavar o cabelo. ;É uma opção para mantê-lo bonito, mesmo nos dias em que os fios já estão mais oleosos.;

A trancista Queren Hapuque, do salão Nega do Pixaim, dá outra dica para quem lava os fios todos os dias e não quer deixar de fazê-lo para preparar o penteado: não use condicionador. Faça a limpeza apenas com xampu, assim será mais fácil manter as tranças.

Ela ainda ensina que para o penteado durar mais, a dica de ouro é dormir com um lenço de cetim na cabeça. ;Existe um específico para proteger tranças, chamado durag. O lenço de cetim impede que o atrito com a cama ou sofá, por exemplo, amasse ou deixe as tranças com frizz.;

Aliás, para fugir do frizz, óleos e pomadas nas mãos, na hora de trançar, é uma das dicas de Clarissa. Se a trança durar alguns dias, mas começar a ter fiozinhos para cima, os cabeleireiros indicam passar pomadas e mousses no penteado pronto. Isso ajuda a dar uma sobrevida.

Curtos e cacheados
Clarissa sugere tranças embutidas ou de raiz para quem tem os fios mais curtos. ;Dá para deixar a trança mais longa, começando lá em cima. Também é possível colocar grampos para segurar os fios que estiverem saindo.;

Para os cabelos cacheados, a visagista explica que é importante manter a integridade e o volume dos cachos. Não se deve pentear, e é melhor que a trança seja mais frouxa, mantendo o cacho bonito, mesmo quando estiver trançado. Queren acrescenta ainda que os cachos devem estar secos e sem cremes.




Trança embutida
ou boxer


* Divida o cabelo ao meio, na metade da cabeça.
* No lado que vai começar, separe um triângulo no início da cabeça, onde costuma ficar a franja.
* Com esse cabelo, comece a fazer uma trança pequena.
* Depois de duas voltas com essa mecha, comece a puxar mais cabelo na hora de trançar por baixo, juntando esses fios à trança inicial.
* Repita o processo até chegar às pontas do cabelo ou até onde quiser que a trança pare.
* Puxe sempre as mechas inferiores na hora de trançar por baixo para manter a trança embutida.


Dica


Quem gosta de um visual mais bagunçado
pode deixar a trança embutida mais frouxa,
puxando os gominhos levemente.
Trança tiara

Para quem quer manter o cabelo solto e fugir das tranças tradicionais, a tiara de trança é uma opção simples e prática.

* Pegue uma mecha de cabelo, logo abaixo da orelha.
* Faça uma trança mais frouxa.
* Cruze-a por cima da cabeça até o outro lado e prenda com grampos

Dica

Se quiser uma tiara dupla, faça uma trança
de cada lado da cabeça e cruze as duas.