Trabalho, trânsito e governo. Mesmo para os próprios moradores da capital é fácil se perder nas más concepções que cercam o cotidiano de Brasília. Mas basta um olhar mais acurado para o renascimento da lembrança de que viver na cidade é como viver em um céu aberto.
[SAIBAMAIS]Quem aposta nessa vertente de conhecer a cidade por um novo prisma é a dupla Patricia Herzog e Tatiana Petra, que estão no comando da Experimente Brasília. A empresa promove um ;laboratório de turismo criativo; para redescobrir a cidade. Entre as atividades têm passeio de bicicleta, rota pelas feiras da cidade, locais verdes, baladas e mais.
;Nós nascemos em 2013 como um laboratório de turismo criativo, e nosso objetivo é desenhar um novo futuro para a capital enquanto destino turístico. Nós começamos fazemos esses programas educativos a céu aberto e deu muito certo;, explica Patricia sobre o negócio.
Além dos passeios, ainda entram nas atividades a presença de profissionais especializados, como aponta a empresária: ;Somos uma plataforma de experiência com especialistas locais, sejam chefes, fotógrafos, historiadores. A ideia é ter uma experiência única com a cidade;.
O passeio que contou com a presença da equipe da Revista fez parte de uma parceria da Experimente com o grupo Brasal, que como lembrou Patricia, já é uma ação antiga. ;O Experimente foi case do Retrato Brasília, projeto que uniu Correio Braziliense e CCBB, que durou por quatro, cinco meses. Nós estudamos valorizamos a identidade e comportamento local;, avalia.
Patrica conclui lembrando do grande objetivo das atividades: ;Usamos essas coisas que são valiosas e que contam nossa história, nós somos uma cidade muito nova, mas muita dessa história não está tão perto de todos. Vivemos em um museu a céu aberto e isso impacta nas nossas ações e como vivemos em sociedade;.