Nas aulas de ciências sobre alimentação na escola, aprendemos que a pirâmide ideal é formada por oito grupos de alimentos. Os carboidratos são a base, logo a maior porção, seguidos por verduras e legumes. Acima, estão carnes, ovos e leguminosas. Óleos e gorduras aparecem no topo do esquema, pois acredita-se que devem ser ingeridos em menor quantidade. Você se recorda desse esquema?
A dieta cetogênica, entretanto, desafia a pirâmide alimentar padrão. A proposta é diminuir drasticamente os carboidratos ; em geral, ingerir 50g ao dia ; e aumentar a quantidade de gorduras. De acordo com a nutricionista Dania Sanchez, apesar de parecer algo revolucionário, ela foi proposta, inicialmente, em 1920 para o tratamento da epilepsia. Atualmente, estudos demonstram que a dieta pode auxiliar no controle das convulsões em pacientes epilépticos, no tratamento do câncer e do Alzheimer.
Porém, a especialista ressalta que a estratégia funciona para um grande grupo de pessoas, mas não para todo mundo. ;Não há uma estratégia única para o emagrecimento. Existem pessoas que emagrecem com dietas restritas em carboidratos e elevadas em proteínas, e há quem emagreça sem qualquer restrição de carboidratos;, comenta Dania. O mais importante é encontrar a estratégia que funciona para você e que possa ser seguida por um longo período de tempo ; preferencialmente sem grande sofrimento.
A dieta cetogênica está em alta entre aqueles que buscam perder peso. ;Quando você consome menos carboidrato, você também estimula menos a insulina (hormônio que leva ao acúmulo de gordura) e, para a maioria das pessoas, que passam o dia sentadas, trabalhando, consumir muito carboidrato vai gerar um grande acúmulo de gordura;, detalha a nutricionista. Ela salienta que, como sempre, a individualidade deve ser levada em consideração e adaptações precisam ser feitas.
Para o bem e para o mal
Daiane Souza, da Clínica Nutricionistas & Funcional, concorda e ressalta que não necessariamente esse perfil de dieta vai gerar emagrecimento saudável ; que significa peso perdido e mantido. Segundo a especialista, isso depende de muitos fatores, tanto bioquímicos quanto comportamentais, pois se trata de uma dieta altamente restritiva.
;Produzir corpos cetônicos (moléculas pequenas que podem ser utilizadas como fonte de energia por neurônios e pelo coração, por exemplo) é um indicativo que está ;queimando; gordura, mas a origem dessa gordura pode ser sua, de sua dieta ou de ambos. Ou seja, uma pessoa pode estar em cetose e não perder peso nenhum, e é possível inclusive ganhar peso em cetose, se a quantidade de gordura ingerida na dieta for maior do que o gasto calórico;, esclarece Daiane.
Quais são os tipos de gorduras que devem ser ingeridos na alimentação cetogênica? Para Daiane, gordura boa é aquela que vem do alimento. ;Não existe ovo sem gema; logo, aproveite essa excelente gordura da gema na própria refeição. O que eu quero dizer: não fique usando só clara e depois gordura industrializada: basta comer os alimentos como eles são.; De qualquer maneira, a nutricionista orienta o consumo de alimentos originalmente gordurosos sempre com equilíbrio.
Atualmente, o psicólogo Maurício Brum, 47 anos, trata um melanoma em metástase e já tinha lido sobre os benefícios da alimentação cetogênica para pacientes com câncer. A ideia de aderir à dieta foi abordada por ele em uma consulta com a nutricionista. ;Realmente, a célula cancerígena se alimenta de açúcar. Quando você decide cortá-lo totalmente, acaba encontrando a dieta cetogênica.; Ele está fazendo imunoterapia e acompanhando uma boa evolução do tratamento.
No começo, teve um pouco de dificuldade em se adaptar ; alguns sintomas aparecem na fase inicial da mudança. Maurício sentia dores de cabeça, mau hálito e enjoo. Porém, ele garante que após três dias não tinha mais do que se queixar. ;Hoje, eu me sinto mais disposto, diria até que mais vivo;, afirma o psicólogo.
Maurício também observa uma perda de peso. Do fim do ano passado até hoje, ele já eliminou 6kg e, em outra época que fez a dieta, chegou a perder 30kg. ;Antes de ir malhar, tomo apenas uma xícara de café com óleo de coco;, comenta. Ele frequenta a academia, pelo menos, três vezes por semana e garante que a crença de que uma alimentação sem carboidrato não fornece energia é falsa.
O psicólogo não enxerga a dieta cetogênica como uma estratégia. Afirma que, para ele, a alimentação se tornou um estilo de vida. Como o foco dele é o câncer, Maurício enxerga que se adaptar é uma necessidade ainda maior. ;A maior vantagem é saber que eu não estou produzindo o alimento do meu câncer. Não posso descuidar. A alimentação é fundamental.;
"Não existe ovo sem gema; logo, aproveite essa excelente gordura da gema na própria refeição. O que eu quero dizer: não fique usando só clara e depois gordura industrializada. Basta comer os alimentos como eles são"
Daiane Souza, da Clínica Nutricionistas & Funcional
Alimentos proibidos
; Açúcar
; Pães, tortas, bolos ou qualquer alimento que venha de farinhas refinadas
; Gorduras artificiais (margarina) e refinadas (óleos extraídos de sementes ; como de soja, milho, canola)
Alimentos permitidos
; Ovos
; Açaí, abacate, coco
; Gorduras naturais de castanhas, sementes, cacau (chocolate amargo), pequi
; Cortes de carne gordurosos
; Queijos curados
; Saladas e hortaliças (folhas e vegetais crus e cozidos) devem representar 60% a 70% da dieta
Alimentos que devem ter a quantidade avaliada individualmente
; Cereais, grãos (arroz, milho, quinoa, aveia), leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha) e tubérculos (batata-inglesa, mandioca e derivados)
; Frutas