A dois dias das posses governamental e presidencial, Brasília está em pleno fervor. Segundo o portal Booking.com, a capital é a quarta cidade com mais reservas de hospedagem entre os brasileiros durante os dias 31 de dezembro de 2018 e 1; de janeiro de 2019 ; só está abaixo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. E o agito não se restringe aos turistas e convidados de fora. Os convidados para as cerimônias não abrem mão de fazer bonito durante a festividade.
O renomado Hélio Instituto de Beleza, por exemplo, abrirá as portas da unidade do Lago Sul a partir das 7h de 1; de janeiro ; duas horas mais cedo que os dias úteis. Segundo a assessoria de imprensa do estabelecimento, a procura por um horário no salão tem sido alta. A principal demanda é das embaixadas, mais especificamente dos convidados para o jantar no Palácio do Itamaraty.
Os proprietários e funcionários do Hélio não confirmam quais parlamentares e mulheres de políticos vão se produzir no salão. O sigilo é ainda maior quando o assunto é a futura primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.
Carlinhos Beauty, um dos mais conhecidos profissionais de beleza de Brasília, fez campanha para Jair Bolsonaro durante as eleições e anuncia com orgulho o título de garoto-propaganda do presidente eleito. Entretanto, até o fechamento desta edição, Carlinhos não tinha sido procurado para atender Michelle Bolsonaro ou outras mulheres de políticos. ;Sou cabeleireiro de vários deles, mas, por enquanto, está tudo muito quieto;, afirmou. O profissional disse que o salão funcionará normalmente no dia 1; de janeiro e acredita que a maioria dos agendamentos serão feitos em cima da hora para evitar o burburinho.
Discrição
O que os eleitos e as respectivas esposas usarão no dia da posse também é motivo de curiosidade e palpites na capital. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, já recebeu o terno que vestirá na cerimônia. De cor azul-marinho, em tecido italiano e com detalhes verde e amarelo na gola, o terno foi assinado pelo alfaiate Santino Gonçalves e doado ao futuro presidente.
Já o governador eleito do DF, Ibaneis Rocha, vestirá um terno escuro da tradicional grife alemã Hugo Boss. Quanto à gravata, a cor está definida ; azul ;, mas a dúvida é sobre a marca: a francesa Herm;s ou a suíça Chopard.
Michelle Bolsonaro se mantém discreta quanto ao visual. O que se sabe é que o vestido da futura primeira-dama será assinado pela estilista Marie Lafayette, do Atelier Marie Lafayette, no Rio de Janeiro ; mesmo local onde Michelle encomendou o vestido de noiva, em 2013. A Revista não conseguiu entrar em contato com a estilista, mas Marie adiantou em entrevistas recentes que o modelo do vestido é clássico e discreto, como Michelle.
O que usar e não usar em uma posse presidencial?
Uma cerimônia de posse de governo requer atenção ao código de vestimenta. No geral, o traje exigido é o passeio completo. Porém, é necessário atenção quanto ao tempo e local. A consultora de imagem Angela Quinto ensina como se portar neste tipo de evento.
Aos homens
- Recomenda-se alfaiataria bem cortada, camisa branca e gravatas com cores discretas. As meias devem sempre combinar com os sapatos e o cinto.
- Para incrementar o visual, vale um lenço do paletó, mas não da mesma estampa da gravata: ideal são estampas semelhantes. Não são indicados motivos florais.
- Costumes claros são bons para o dia e para o clima de Brasília, mas não são aconselhados em épocas de chuva.
Às mulheres
- Vestidos ou saias na altura do joelho ou midi, combinadas a uma camisa.
- Quanto aos acessórios, pérolas são sempre chiques e iluminam os looks.
- Flores de tecido podem ser alfinetadas no vestido ou na camisa para dar uma sofisticação aos visuais mais sóbrios.
- No pés, recomenda-se scarpins e sapatos fechados. Segundo Angela, nude é uma cor neutra e ótima opção para compor.