Vestidos tacheados, coletes alongados, calças pantacourt de cintura alta e jaquetas bombers cheias de cor. Helena Caio começou cedo na moda. Nascida em Niterói, expert em vendas e criada entre rebites e peças de couro na confecção de sua família, a estilista morou por sete anos em Brasília, quando mais nova, e passava férias em São Paulo, onde desenvolveu uma afinidade com o couro e decidiu torná-lo sua matéria prima.
Com o apreço pelo acabamento artesanal (suas peças são produzidas por artesãos especializados em couro), Helena revela que seu único desafio é fazer com que sua cliente consiga ver que o couro mudou e se modernizou. "Hoje o material está longe de ser algo usado para aquecer as pessoas no frio. O couro é atemporal, é possível fazer vestidos e blusas com a cara do verão", diz à Revista.
As aplicações, os bordados, mix de materiais, formas e texturas fazem parte de todas as coleções da marca. A experiência no mercado, todavia, Helena dedica aos seus dias na Daslu, extinta boutique paulistana, onde trabalhou por dois anos. "A Daslu foi pioneira no mercado de luxo aqui no Brasil e no atendimento personalizado. Foi uma verdadeira escola, principalmente para a minha veia comercial", relembra.
Projetos futuros
Habituada à região centro-oeste ; Helena fez, recentemente, seu primeiro desfile em Goiânia e tem costume de participar de trunk shows em Brasília ;, a estilista lança sua coleção de verão 2019, com expectativa de voltar à capital com mais novidades.
Por agora, o verão de Helena Caio é repleto de referências marítimas apostas, estão as escamas de sereia e o tricot de couro. "Fizemos um verão de muitas propostas para mulheres híbridas, com novos pensamentos e ideias", completa.