Recomendações
Para quem não tem o hábito de consumir leite vegetal, Marli Dirschen, nutricionista clínica e funcional e consultora em segurança alimentar, indica começar pelo leite de castanhas e de castanhas com coco, por ter um gosto mais agradável. De acordo com ela, os tipos vegetais são indicados para quem tem alergia ou intolerância ao leite de origem animal. ;Por meio deles, é possível eliminar a lactose da dieta e acrescentar os nutrientes dos cereais, das leguminosas e das frutas secas.;
Márcio Mikami é proprietário da loja de produtos naturais Shizen. Ele conta que, cada vez mais, as famílias têm alguém com algum tipo de intolerância ou alergia à lactose. Por conta disso, a bebida de origem vegetal tem tido tanta procura ; estudos apontam um crescimento de 15% ao ano até 2020. ;São naturalmente livres de lactose e têm menos gordura e colesterol que o leite animal.;
Marli diz que os leites vegetais podem até ser feitos em casa. ;É bom para a saúde, rico em nutrientes e uma ótima opção para quem quer deixar de lado o leite animal.; A nutricionista, porém, faz um alerta: ;Embora ricos em nutrientes, os leites vegetais não devem ser substituídos na amamentação;.
Faça em casa
- As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca.
- O importante é que não contenha sal.
- Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas.
- Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada.
- Coe bem para obter cerca de meio litro de leite.
Os diferentes tipos
Os leites vegetais são feitos a partir de grãos, sementes e cereais e podem, sem problema algum, substituir o leite animal. Segundo a nutricionista Marli Dirschen, algumas versões são cozidas. Veja abaixo as mais comuns:
Leite de linhaça
A semente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui triglicérides, reduz doenças cardíacas e é anti-inflamatório.
Leite de arroz integral
É desintoxicante. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação de proteínas e carboidratos em energia.
Leite de amendoim
Protege o organismo da ação dos radicais livres e conta com grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.
Leite de nozes
As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo. As nozes tonificam o sistema nervoso e contam com grande quantidade de cálcio.
Leite de quinoa
Comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinoa é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.
Leite de sementes de abóbora
Verdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa a região do intestino e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjoos em gestantes.
Leite de soja
Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais e 12 vezes mais proteína do que o leite de vaca. A soja não só revitaliza como proporciona regeneração celular.
Leite de aveia
A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e, por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.
Leite de gergelim
O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.
Leite de castanha-do-pará
Conhecida como ;pílula da felicidade;, cada castanha possui 60mcg de selênio ; importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contém ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.
Leite de girassol
Antioxidante poderoso, protege o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.
Agradecimento
A fórmula do Leiteiro (Instagram: @aformuladoleiteiro)
*Estagiário sob supervisão de Sibele Negromonte