Praticar exercícios em Brasília nunca foi tão fácil. Grupos, profissionais de educação física, instrutores de ioga e de tai chi chuan tornam a atividade física acessível a todos ; desde que ministrada por pessoas capacitadas, claro. Há diversas opções pela cidade, ao ar livre, e, muitas vezes, gratuitas.
Especialista em musculação, corrida, funcional e calistenia de solo, Allan explica que o projeto, que existe há três anos, tem como objetivo conscientizar a comunidade da necessidade de praticar atividade física, promover a qualidade de vida, a diversão e a interação social entre os participantes. ;O MOB não faz distinção de público, o importante é se propor a sair do sedentarismo;, afirma Allan. ;Renovamos a cada domingo o voto de continuar a se cuidar e plantamos a semente da contribuição social uma vez ao mês, com um grande evento que envolve outros grupos e pessoas;, completa.
A assessora legislativa Nathália Alvarenga, 29 anos, frequenta as aulas do MOB há um ano. Ela faz musculação, corrida e jiu-jítsu. ;O que mais me chama a atenção é o cunho social do projeto, porque, além de você fazer funcional e melhorar sua performance física, consegue ajudar pessoas. Os eventos de arrecadação são dinâmicos, alegres e sempre têm estandes de proteína e de massagem;, relata.
Nas aulas normais, o grupo recebe, no máximo, 40 alunos. Os interessados podem chegar a qualquer momento. ;O número restrito é para vigiar, fazer as devidas correções e obter um treinamento de qualidade, observando sempre a diferença de perfis, idades e condicionamentos físicos. Nos eventos de arrecadação social, passamos de 100 pessoas, mas, nesses encontros, contamos com a ajuda de grupos parceiros;, finaliza Allan. Para fazer parte, é necessário acessar o perfil @mob.fit no Instagram, preencher o questionário que está na biografia e mandar um WhatsApp solicitando a entrada no grupo.
Determinação
O bacharel em educação física, especialista em crossFit e professor do trainingTruck Rafael Santiago Souza conta que o objetivo é promover atividade física gratuita à comunidade. Por isso, dispõe de equipamentos de qualidade, profissionais qualificados e aulas de, no máximo, 24 pessoas por treino.
Qualquer pessoa pode participar das aulas após realizar o cadastro. É necessário baixar o aplicativo ;Mude; no smartphone, fazer o passo a passo e reservar a aula, com dia e hora marcada. Há a possibilidade também de se inscrever no site riopraiamaravilhosa.com.br.
A publicitária Manuella Passos Cúgola Melão, 34, treina quatro vezes na semana com o grupo. Ela gosta de se exercitar e sempre frequentou academia, mas, com o nascimento da filha, de 3 meses, mudou o foco das atividades para o emagrecimento. ;Sou apaixonada pelas aulas. Cada dia um treino, um desafio, novos estímulos. Sem falar que é dinâmico, divertido e ao ar livre. Minha disposição, a qualidade de sono e meu condicionamento físico melhoraram bastante após minha chegada no trainingTruck;.
Corpo, mente e alma
Desde outubro de 1974, a Praça da Harmonia Universal, localizada na Entrequadra 104/105, da Asa Norte, abriga todos os dias, pela manhã, entre às 7h30 e às 8h30, as aulas de tai chi chuan, abertas à comunidade. Não importa sexo ou idade: todos que querem viver em harmonia são bem-vindos.
O mestre e médico tradicional chinês Moo-Shong Woo diz que essa prática trabalha a harmonia interna, cultiva a energia solar e a meditação. Além de ser um instrumento de empoderamento do indivíduo e de sua coletividade. ;O tai chi chuan promove saúde física, emocional, psicológica, social, ambiental, espiritual, controla o estresse e fortalece o sistema imunológico;, afirma.
Ana Luiza Varela, 54 anos, é praticante de tai chi chuan há dois anos e meio. Ela decidiu iniciar essa atividade física para escapar da tristeza, após o divórcio, e tentar encontrar paz e equilíbrio para a vida espiritual e física. Além do tai chi chuan, Ana pratica natação e remo. ;Eu faço tai chi todos os dias, de domingo a domingo, bem cedinho. Sou uma outra pessoa, tenho uma nova postura com o meu próximo, com o ambiente, e encontrei a harmonia e a paz interior que estava procurando;, conta.
No Parque Olhos d;Água, no fim da Asa Norte, um projeto gratuito ocorre todos os domingos, às 17h, oferecendo o DeRose Method, aberto para todos os que querem uma atividade diferenciada, de alto rendimento, mas, ao mesmo tempo, divertida e desafiadora.
Segundo o instrutor e profissional da DeRose Method André Bouchardet, esse projeto é global, ocorre em diversas unidades da Federação e em outros países. ;Há 15 anos, o Parque Olhos D;Água e, agora, a partir deste mês, a orla da Ponte JK recebem nossas aulas sem custo;, destaca. ;O objetivo é fazer os participantes aperfeiçoarem a força, a flexibilidade, reeducarem a respiração e aumentarem o poder de concentração. Qualquer pessoa, entre 20 e 50 anos, pode se juntar a nós. Basta comparecer com compromisso, disposição e respeitar os próprios limites. As aulas são no gramado, portanto, sugerimos que leve algo para forrar o chão;, informa André.
Cuidados
- O mais importante é não ficar parado, mova-se com consciência e com cuidado
- Para quem tem condições financeiras, o ideal é fazer um acompanhamento especializado com um profissional de educação física
- Realize exames periódicos para avaliar as condições gerais da saúde
- Tire dúvidas durante a prática da atividade física. Isso é imprescindível para uma evolução gradual e segura
Fonte: Rafael Santiago Souza, bacharel em educação física e especialista em crossFit
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer