Carolina Militão*
postado em 15/04/2018 07:00
A sala de jantar costumava ser sinônimo de seriedade, requinte e status. Nesse espaço, ocorriam grandes celebrações e reuniões. Segundo os arquitetos Marcus Leite e Lídia Branquinho, as famílias investiam excessivamente no ambiente, pois era um dos locais mais bem decorados e frequentados da casa. Hoje, ela representa, sobretudo, alegria e fartura. É lá que a família confraterniza e recebe os amigos.
A circulação, o conforto e a tranquilidade dos convidados estão entre as características mais importantes desse cômodo. ;O formato da mesa pode ajudar na hora de configurar o leiaute da sala. É ele quem determina se a mesa poderá ficar encostada na parede para liberar a circulação de um dos lados, proporcionando um local mais acolhedor.; Os arquitetos ressaltam que as mesas redondas são mais versáteis. ;Para uma sala de jantar menos formal, a melhor opção é integrá-la à cozinha. A partir daí, podemos ter uma bancada de divisória para comer, beber ou cozinhar;, enfatizam Marcus Leite e Lídia Branquinho.
A designer de interiores Ângela Borsoi diz que, para tornar a sala de jantar mais agradável, se deve revestir as paredes com tons quentes e acolhedores, além de adotar o conceito aberto de morar, que é a integrar aos demais espaços. Consequentemente, a decoração da casa, os acabamentos de paredes, os tetos e os pisos devem ter a mesma linha, agregando uma atmosfera arejada, descontraída, bonita e convidativa. ;A regra é priorizar um ambiente agradável e gostoso.;
Os ambientes pequenos e os grandes podem ganhar uma sala de jantar convidativa e moderna. ;Hoje, esse cômodo abraça o espaço, pode ser integrado à cozinha, ao living ou até ficar no jardim. Ter uma mesa de jantar, pequena ou grande, bem posicionada é fundamental para harmonizar os objetos ao restante do espaço. Deve-se investir em mobiliários versáteis ; cadeiras ou bancos extras que possam se juntar à mesa;, ensina Ângela Borsoi.
Dicas
- Para levar mais aconchego à sala de jantar, opte pelo uso de tapete de fio curto.
- Abuse da criatividade. Inserir objetos que já tenha em casa e mudar o tecido das cadeiras são algumas soluções baratas para dar um novo ar ao ambiente.
- Dependendo do tamanho do espaço, coloque um espelho que proporcione a sensação de mais amplitude. Não coloque moldura, pois quanto mais limpo, melhor.
- Ter uma peça como um castiçal e um vaso para receber flores naturais é sempre curinga na decoração.
- Dê destaque à iluminação, de preferência à amarela. Ela pode determinar a vontade de permanecer por mais tempo no ambiente.
Fonte: Marcus Leite e Lídia Branquinho, arquitetos
Montando o ambiente
- Para tornar esse espaço mais agradável, é preciso uma boa disposição do mobiliário, circulação do ambiente, iluminação e ventilação corretas.
- Como a sala de jantar representa o encontro da família e a confraternização de momentos especiais. É importante celebrar com alegria e manter o verdadeiro papel dela vivo.
- Hoje, com os espaços gourmet nas varandas, a sala de jantar pode mudar de lugar. Não existe mais aquela postura tradicional. Elas podem ser integradas com varandas e espaços gourmet.
- O tamanho das salas de jantar não interfere no projeto. Elas podem ser pequenas ou grandes, o importante é o profissional de arquitetura adequar a decoração a qualquer metragem.
- Para as salas de jantar muito pequenas, a integração é a melhor opção, assim dará a sensação de ser maior.
- A maneira mais barata de deixar a sala de jantar aconchegante é especificar os materiais e um bom mobiliário. Assim, é possível pensar situações e possibilidades de redução de custos.
Fonte: Ney Lima, arquiteto
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte