Carolina Militão*
postado em 18/02/2018 07:00
Ter uma barba não é tão simples como muitos pensam. Não basta simplesmente deixar os fios crescerem. É preciso ter cuidados especiais, como hidratação, higienização, lavagem, entre outros. ;Um dos principais problemas enfrentados por quem tem barba são as dermatites faciais, que chegam acompanhadas de alergias, coceiras e caspa. O fato de a pele sob a barba estar ressecada é o principal causador desses problemas e ocorre justamente pela falta de cuidados nessa área;, explica Renato Lima, diretor de marketing da Barba Urbana, empresa especializada em cosméticos para o público masculino.
Por estar localizada no rosto, a barba precisa de uma atenção específica, além de periodicidade no asseio. Felipe Pimenta, hair stylist do 548 Hair, indica lavar os pelos todos os dias com produtos específicos. Secar também é fundamental, ainda mais quando se tem barba grande.
Há no mercado produtos específicos para cada tipo de pelo. Portanto, é necessário ficar atento ao rótulo, pois o uso de qualquer xampu resseca os fios. O ideal é utilizar o produto específico e fazer uma hidratação ao mesmo tempo para reduzir os danos.
Aos homens que querem entrar na onda dos barbudos, John Pacey, gerente-geral da Grecin Just for Men, diz que a principal estratégia é
cuidar adequadamente, fortalecer e deixar os fios saudáveis, com uma rotina de limpeza e hidratação. Esses cuidados ajudam a acelerar o crescimento dos fios e deixá-los hidratados, fortes e com uma aparência bacana.
;No verão, a barba fica mais suscetível a fatores que causam desidratação, como sol, vento, cloro de piscina e o próprio sal do mar. O aumento do suor é uma perda de água da pele e, consequentemente, dos fios. Por esse motivo, é muito importante que o homem esteja atento a repor toda a água perdida nos dias quentes, com a alta ingestão de água e o uso de produtos específicos para a barba;, ressalta John.
Verão x barba
- Os pelos da barba funcionam como proteção natural da pele contra os raios solares, mas esse benefício não se estende a todos os barbudos. Aqueles que usam as barbas mais ralas não devem dispensar o uso do filtro solar em toda extensão para proteger a pele.
- Os homens com barbas mais volumosas estão mais protegidos dos raios solares, mas não devem dispensar o uso da proteção nas áreas que não estão totalmente cobertas por pelos. Opte por filtros solares de toque seco, que evitam aumentar a oleosidade do pelo e da pele.
- Para manter a pele, o cabelo e a barba saudáveis e com boa aparência, aumente a ingestão de água no dia a dia.
- Tenha sempre uma garrafa com água fresca ao seu alcance e não espere para se hidratar apenas quando estiver com sede.
- Penteie a barba com pente de madeira, sempre que possível, pois os fios ficam mais alinhados e abertos, possibilitando a circulação do ar ; além de diminuir a incidência de fungos e bactérias e, consequentemente, aumentar a sensação de frescor.
- Uma barba bonita precisa ser aparada de vez em quando. Nada de deixar crescer sem dar forma.
- Evite usar a lâmina para desenhar a barba logo depois de tomar muito sol, pois a pele fica irritada e as chances de provocar uma lesão são muito grandes.
- Para aparar a barba no verão, recorra à tesoura. Se o uso da lâmina for indispensável, hidrate bastante a pele antes de utilizá-la.
Agradecimento: 548 Hair
Dicas valiosas
- Pentear a barba é sempre um ato necessário após acordar ou depois de tomar banho ou lavá-la, porque os pelos ficam disformes e não se posicionam de maneira adequada.
- Escolha sempre a escova ou o pente que não provoque estática. Evite os cabelos arrepiados.
- Use sempre pentes de madeira para a barba.
- Os finalizadores podem ser óleo de argan ou algum tipo de sérum, pomada e balm. Algumas marcas trabalham com uma espécie de leave-in, que é um creme para pentear a barba. O que muda nesses produtos são a textura com que deixam o pelo.
- A barba média/comprida exige cuidados especiais, como limpeza na parte superior, entre o olho e o pelo. Ela até pode ser feita em casa, mas é importante ter a orientação de um profissional.
- É bom procurar um bom profissional para avaliar o design de barba que melhor combina com o seu rosto. Existem várias regras de como deixá-la benfeita, acomodada e desenhada em cada tipo de rosto.
- Barba é estilo. Cada um tem a sua personalidade, seu jeito. É fundamental respeitar a individualidade para deixar o barbudo satisfeito e feliz com a aparência.
Atenção redobrada
- Para quem faz uso do estilo barbudo, o ideal é visitar um barbeiro regularmente. A periodicidade dependerá do tamanho da barba.
- Barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas.
- Barbas longas podem ficar mais tempo sem corte, de três semanas a um mês, pois ajuda os fios a se manterem mais fortes.
- Quem não tem barba ou apresenta falhas é imprescindível procurar um dermatologista, pois ele pode receitar substâncias para estimular o folículo e o crescimento dos fios.
Fonte: Renato Lima, diretor de marketing da Barba Urbana
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte