Fernanda Araújo, idealizadora do grupo de decoração de festas infantis Craftroom, explica que, apesar de os temas clássicos, como as princesas da Disney, ainda terem seu público, a procura agora é pela oportunidade de criar algo diferente e sair da mesmice. Tudo é questão de olhar. ;Às vezes, a mãe chega dizendo que a filha gosta de Cinderela e que esse será o tema. Quando converso com a criança, descubro que, na verdade, ela gosta de algo específico naquela história.; E assim surge a chance de criar algo inédito.
Quando a criança tem mais de 5 anos, é possível conversar e buscar algo que chame a atenção dela. Quando ela ainda é muito nova para bater esse papo, as decoradoras costumam ouvir os pais e, assim, encontram um assunto divertido, bonito e que agrade a todos. ;É legal incentivar a meninada a buscar essa identidade própria, mas, quando elas são muito pequenas, é tudo conversável para transformar a experiência da festinha em algo muito especial;, completa Fernanda.
Quando a criança tem mais de 5 anos, é possível conversar e buscar algo que chame a atenção dela. Quando ela ainda é muito nova para bater esse papo, as decoradoras costumam ouvir os pais e, assim, encontram um assunto divertido, bonito e que agrade a todos. ;É legal incentivar a meninada a buscar essa identidade própria, mas, quando elas são muito pequenas, é tudo conversável para transformar a experiência da festinha em algo muito especial;, completa Fernanda.
Tema
A bancária Alene Amorim queria algo especial para comemorar 1 ano de Daniel. A ideia inicial era apostar no tema ;balões;. ;Eu tinha visto fotos e fiquei encantada, mas, quando me encontrei com Fernanda, descobri o tema ;brinquedos antigos; e me apaixonei.; O processo de decisão sobre decoração, objetos utilizados, cores e comidas foi muito conversado para que a festa ficasse do jeito que a família sonhava. Muitas ideias da internet, diversas sugestões da decoradora e o resultado surpreendeu a todos. ;Eu queria tudo diferente; peças de decoração e comidas gourmet. Algo com mais detalhes e elegância.;A festa ocorreu durante o dia, ao ar livre e com muitas crianças brincando. ;Quando vi o resultado, fiquei muito emocionada! Não deu para segurar as lágrimas, foi a coisa mais linda!”, lembra Arlene. E, para o pequeno Daniel, a lembrança de algo especial, feito com todo o carinho para comemorar seu primeiro ano de vida. ;Tenho certeza de que vai ser muito legal, ele poder ver as fotos e vídeos quando crescer, porque foi um tema superdiferente, longe de qualquer coisa que envolva tecnologia.;
A preferência tem sido justamente essa: festas mais lúdicas, com decorações inéditas e elegantes. Produções criativas e charmosas se juntam a peças e detalhes intimistas e transformam a festa infantil em um aniversário charmoso e cativante. Os temas não comerciais têm conquistado espaço, pois conseguem explorar o que é divertido e alegre para cada família.
Decoração
As festas menores poder ser realizadas na própria casa, com direito a profissionais melhores e decoração mais caprichada. Diminuindo a estrutura, tudo acaba sendo mais personalizado ; não só a mesa de doces, mas também convites, lembrancinhas, estação de pipoca e sucos. ;Nem sempre os pais chegam com aquela ideia superdiferenciada, mas conversamos para encontrar o tema e a decoração perfeita para aquela família. O resultado é sempre positivo, pois nenhuma festa é igual a outra;, completa Kely.
Para decorar, o segredo é apostar na criatividade. Muita cor e diversos objetos auxiliam na hora de deixar tudo impecável ; flores, balões, peças delicadas, bolas de papel de seda, bandeirinhas, luminárias e pisca-pisca são alguns dos itens que se destacam. Outro artigo que tem chamado a atenção são as artes em giz. O diferencial do painel é que, além de caber em qualquer ambiente, pois é feito sob medida, é adaptável de acordo com o gosto de cada aniversariante.
Ana Paula Costa, idealizadora do Letters of Joy, explica que as festas infantis têm uma gama enorme de opções para atuar, pois é possível escolher cores, temas e letras, por exemplo. Desde painéis com o nome do aniversariante e arte de acordo com o tema até pequenas lousas com cardápios são as pedidas do momento.
As mesas
A mesa principal, além do bolo supercaprichado, é ornada por objetos que trazem um diferencial ao tema. Vários brinquedos, doces e peças escolhidas cuidadosamente transformam o ambiente na atração central. É comum que elas sejam grandes e, às vezes, tenham até mais de um bolo. Mesmo cercada de objetos decorativos, porém, não deixam de ser delicadas, originais e cheias de fantasia.Há também outras mesinhas que complementam a decoração. Nelas, muitos optam por servir pipoca, sucos e refrigerantes, como a conhecida ;estação do suco;. Outros optam por doces, como pirulitos e marshmallow, ou até mesmo as esperadas lembrancinhas. Sempre bem pensadas, elas deixam a festa ainda mais bonita e singular.
Para aqueles que procuram uma comemoração mais minimalista e intimista, existe a opção Table Craft. A ideia é usar algum móvel pessoal, como aparador, estante ou mesinha para transformá-lo em uma mesa de bolo simples, mas cheia de personalidade. ;É uma ótima saída para quem não quer gastar muito dinheiro, mas faz questão de não deixar a comemoração passar em branco;, explica a decoradora Fernanda Araújo.
Bolo
A decoradora de festa e confeiteira Eleanor Portela explica que a pasta americana ainda é uma das preferidas. Se bem-feito, esse tipo de bolo valoriza a mesa e possibilita uma decoração simples, porém, repleta de detalhes. Outra opção é o bolo espatulado. Novo no mercado de festas infantis, ele é mais caseiro e manual. ;Todo mundo gosta de novidade, pois traz certo aconchego. As pessoas querem ver um bolo bonito e sentir vontade de comer quando batem os olhos.;
Quanto à decoração do bolo, ela tende a seguir o tema da festa. Mas, independentemente disso, as famílias gostam de opinar e trabalhar lado a lado da confeiteira para chegar ao bolo dos sonhos. ;Sempre peço alguma inspiração para dar sentimento ao bolo. Além disso, estou aberta a sugestões;, completa Eleanor. Há três anos no mercado de festas infantis, a decoradora e confeiteira ainda consegue se emocionar com os resultados de cada evento.