E como o contexto é a festa do bom velhinho, que tal usar a temática natalina presente em diversos filmes para extrair o melhor do guarda-roupa? Janaína tem sugestões para alimentar o imaginário fashion. No filme O Grinch, do diretor Ron Howard e estrelado por Jim Carrey, a imagem curvilínea e festiva de Martha May (interpretada por Christine Baranski) é que ganha destaque. ;Marta usa roupas sensuais e muito coloridas. Revelam sua personalidade sedutora e alegre;, observa. O figurino, que chama a atenção pela forte presença das cores vermelho e verde, é assinado por Rita Ryack e foi indicado ao Oscar em 2001.
Em Meu Papai é Noel 3, do diretor Michael Lembeck, o destaque ficou para o vilão Jack Frost, interpretado por Martin Short. O figurino da obra foi assinado por Ingrid Ferrin e traz Frost ;sempre de costume ou camisa e colete em tons cinzas, revelando sua personalidade obscura e fria, mas disfarçada pela elegância;, analisa a consultora.
A animação O estranho mundo de Jack, de Tim Burton, obviamente não envolveu o trabalho de um profissional de figurino. Ainda assim, a estética obscura da obra, além da iconografia bizarra e pitoresca, ganhou espaço em diversas coleções desde o seu lançamento, a exemplo da capsule collection de Dia das Bruxas da Hot Topic, em outubro de 2015. A especialista em moda e mestre em sociologia Gabriela Maroja acredita que, para algumas pessoas, o estilo pode ser muito jovem ou alternativo, mas que uma pegada ;gótica suave; tem potencial para um look superatual. ;O uso de preto e branco, além da mistura de cores e tecidos do patchwork do vestido da personagem Sally, é um sucesso;, defende.
Vermelhinho básico
Um reflexo pontual da moda dos anos 1990 pode ser observado em Esqueceram de mim. A obra do diretor Chris Columbus tem o figurino assinado por Jay Hurley e é pródiga em ombros estruturados e de modelagem solta e em peças amplas e despojadas, que ecoam o estilo grunge. Mais uma vez, a cor vermelha tem forte presença, como pede o imaginário natalino. A especialista em moda Gabriela Maroja explica que, para absorver o visual da obra e inseri-lo na vida cotidiana, é possível diluí-lo em looks casuais. ;Cabem cores mais neutras, como cáqui, somadas a azul, branco, preto e ao indefectível vermelho;, reforça.
Já a comédia dramática Milagre na Rua 34, do diretor Les Mayfield, com figurino assinado por Kathy O;Rear, é marcante por ter a iconografia da criança fortemente representada por vestidos de boneca, laços, faixas e outros acessórios de cabeça, que compõem o visual da protagonista mirim Susan (Mara Wilson). ;O uso de tailleurs e vestidos levemente formais, porém menos estruturados e rígidos, mantém o tom de elegância e representa o Natal clássico;, pontua Gabriela.
* Estagiário sob a supervisão de Gustavo T. Falleiros